8/10/2007

Pai (zões)

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças” (Deuteronômio 6:5). “Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.” “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (versos 6 e 7).

A história dos hebreus revela que o pai deve ser diligente em instruir a seus filhos nos caminhos e palavras do Senhor, para seu próprio desenvolvimento e bem estar espiritual. Os filhos devem ser criados na “disciplina e admoestação do Senhor”, a responsabilidade de um pai na casa. O Livro de Provérbios capítulo 22.6, diz: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer (quando crescer) não se desviará dele.” Educar indica a primeira instrução que um pai e mãe devem dar a um filho; ou seja, sua primeira educação. Efésios 6:4 é um resumo da instrução aos pais, colocado de forma negativa e positiva: “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”

Um pai não deve fomentar maus sentimentos em seus filhos sendo severo, injusto, parcial ou exercitando sua autoridade de forma irracional. Isto só servirá para que o filho alimente rancor em seu coração. Eduque-o, crie-o, desenvolva sua conduta em todos os aspectos da vida pela instrução e admoestação do Senhor. Não se deve permitir que a criança cresça sem cuidado ou controle. Todo este processo de educação deve ser em um nível espiritual e cristão (no verdadeiro significado desta palavra). É a “disciplina e admoestação do Senhor” a única forma efetiva de alcançar os objetivos da educação.

Provérbios 1:7 nos diz: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento.” O pai cristão é realmente o instrumento na mão de Deus na questão da paternidade. “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem (ou mulher) de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (II Timóteo 3:16-17).

Isto é o que diz a Bíblia sobre ser um bom pai. Os meios e métodos que os pais podem usar a fim de ensinar a verdade de Deus irão necessariamente variar. Mas estas verdades sempre deverão estar disponíveis para serem aplicadas em qualquer objetivo de vida, no viver e no estilo de vida. Assim como o pai é fiel em seu papel de modelo para os filhos, o que a criança aprende sobre Deus permanecerá através de toda a sua vida, não importando o que faça ou onde possa ir. Os filhos aprenderão a “amar a Deus de todo o coração, alma e força”, e terão o desejo de servir a Deus em tudo o que fizerem.



Para cada um dos nossos papais-da-jucrisa que nos deram essa educação,
nos mostraram o valor de Deus e que fizeram com que hoje, nós,
depois de crescidos, ainda andassemos por este mesmo caminho:
FELIZ DIA DOS PAIS!

Reativaaando...

Esse final de semana a Jucrisa volta a suas atividades em prol da viagem ao Congressão 2009 e esse fato me deu animo para reativar aqui.

Faremos um barzinho da Jucrisa no Colégio Luterano neste sábado e esperamos que todos estejam com muuuuuita fome pra gente conseguir bastante $$ ;)

Além disso, estamos ensaiando há um mês já a coreografia para as olimpiadas Culturais de setembro e só posso adiantar a vocês que valerá a pena ir nos assistir!

Nessas próximas semanas iremos ter as olimpiadas esportivas lá em SL também, no Sinodal da Paz e sobre esse assunto eu nem vou comentar hehehe só os meninos estão empolgados com os jogos...mas nós fofoilas iremos deixar nossas canelas roxas também, afinal participar é tudo, não é?

Beijócas, fiquem com Deus!