5/30/2008

Fique antenado!

Luterano participa da missão Phoenix em Marte
28/05/2008

Um gaúcho luterano participa da missão da sonda Phoenix, em Marte. Carlos Frederico Lange, é engenheiro mecânico e professor da Universidade de Alberta, Canadá, onde reside atualmente. Ele é membro ativo de uma congregação luterana na cidade de Edmonton. Quando morava em Porto Alegre, foi professor de Escola Dominical e participou de congregações da IELB.

Lange, 43 anos, projetou peças para a sonda e é responsável por analisar os dados da estação meteorológica da Phoenix. A missão ganhou destaque na mídia devido ao sucesso da aterrissagem e das primeiras fotos colhidas no planeta vermelho. O objetivo da missão é analisar o gelo de Marte e verificar se existe alguma forma de desenvolver vida microorgânica na região polar.


JELB reúne os jovens há 83 anos
20/05/2008

A Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB) vai completar 83 anos de atividades no dia 31 de maio. Para celebrar a data, a organização auxiliar da Igreja preparou uma sugestão de liturgia de culto e de mensagem.
A JELB foi fundada em 1925, no atual município de Nova Hartz/RS, inspirada na Waltherliga, a liga de jovens luteranos dos Estados Unidos. Seu primeiro presidente foi o pastor Karl Rupp. A Waltherliga Brasiliens só adotou o nome JELB na década de 1950. A JELB é reconhecida como uma organização auxiliar da IELB, reunindo uniões juvenis em todo o Brasil. Conforme estatísticas do ano passado, 203 mil jovens participaram de 12,5 mil encontros das Juventudes.
Para marcar os 83 anos da JELB o Conselho Geral da organização sugere que as Juventudes realizem atividades internas de integração como retiros, acantonamentos e acampamentos. A idéia é reunir os jovens através de brincadeiras, devoções e louvor, encerrando com um grande culto. Os grupos que quiserem, podem repassar as ofertas deste culto para a JELB, que irá investir 70% do valor em financiamento de instrumentos musicais para as uniões juvenis.

Baixe aqui o programa de culto e mensagem.


Planeta Gospel lota teatro em Porto Alegre
07/05/2008

Muita música e louvor marcaram o Planeta Gospel no Teatro da AMRIGS, em Porto Alegre. O festival de música promovido pelos jovens do DIPA, com apoio da IELB, reuniu 650 pessoas na noite chuvosa do sábado, 3 de maio.
O Planeta Gospel é um evento criado em 1988 que reunia bandas do Distrito Porto-Alegrense. Neste ano o projeto foi além, o desafio era fazer a gravação de um CD e DVD ao vivo. Para isso, foram convidadas bandas da Grande Porto Alegre: Paulo Brum WorshipLeader, Címballuz, Christall, Herdeiros e Sãos e Salvos.
Entusiasmado com a idéia, o público enfrentou o temporal que caiu no Rio Grande do Sul e foi para o teatro assistir as apresentações das cinco bandas. Foram mais de três horas de louvor a Deus através da música. A noite começou com o projeto novo do pastor Paulo Brum reunindo a banda SONs e o Coro Sacro da Ulbra. Música contemporânea aliada a coral e instrumentos de metais. Juntas todas as bandas se reuniram no palco e entoaram “Tu é santo”. A apresentação seguinte foi do Címballuz, que se prepara para lançar seu sexto CD. A banda Christall e o Herdeiros vieram com um som mais pop para o palco, animando o público. Encerrando a noite a Sãos e Salvos caprichando no rock pesado e movimentando os mais jovens.
O organizador do encontro, Alexandre Ernst, falou que “o Planeta já não é mais um evento distrital, o Planeta agora é da IELB”. Como prova, pode ser destacada a presença de pessoas do interior e de outros estados como Santa Catarina, Paraná e Brasília, além de voluntários estrangeiros que estão prestando serviços no Instituto Santíssima Trindade, em Três Coroas. Para o pastor Arnildo Schneider, 1º vice-presidente da IELB, o que chamou a atenção “foi o grande envolvimento de jovens e adultos participando do evento”.


Notícias do IELB Notícias - CENTRO ADMINISTRATIVO DA IELB - Editor: Leandro R. Camaratta - comunicacao@ielb.org.br - www.ielb.org.br