11/04/2007

ata on line 04.11.2007

Começamos a reunião cantando os hinos 52, 105, 89, 29 e 7. Depois cada um leu dois versículos do texto de 1º Coríntios 11. O texto, que falava sobre as Mulheres na Igreja e A Ceia do Senhor foi explicado, logo após a leitura, pelo pastor André.

Na nossa reflexão vimos que interpretar o texto da bíblia não é tão fácil. Precisa-se de estudo e de uma bagagem histórica pra poder entender corretamente o significado das coisas que Deus diz pra nós através das palavras de Paulo, por exemplo.

Vimos isto, pois no texto lido há uma ordem para nós, mulheres: taparmos nossas cabeças quando orarmos. Oops! Alguma de nós faz isto? Somos pecadoras, então? Não! É só questão de interpretar e aplicar no devido contexto. Então, vamos lá.

Corinto era uma cidade portuária, aonde chegavam e saiam muitos navios. Com estes navios chegavam também marujos. Estes marujos traziam doenças e hábitos próprios. Encurtando a história, havia em Corinto desordem e muito pecado. Paulo escreveu uma carta a eles com o intuito de auxiliá-los e encaminhá-los ao caminho correto. Fez então leis para o povo seguir. Uma dessas leis era que as mulheres cristãs usassem véus. Mas, o véu não as levaria aos céus e nem tiraria delas a salvação ou a vida eterna.
O que Paulo queria dizendo a essas mulheres para usarem véu era diferenciá-las das outras. Fazer com que todos soubessem quem era o povo de Deus. E é por isso que não precisamos usar véu hoje em dia. Pois, como vimos nos textos anteriores de Coríntios Deus nos deu o livre arbítrio, ou seja, podemos escolher o que faremos tendo consciência que nossas ações terão reações.

O outro assunto deste mesmo capítulo é a Santa Ceia. O pastor André explicou pra gente o sentido da Ceia, deu-nos uma "aula de história" também para entendermos o texto e disse-nos que para tomarmos a Ceia precisamos saber o real significado dela. Ter consciência que a hóstia e o vinho consagrados são realmente corpo e sangue de Jesus. E comer ou beber do pão e do cálice ofendendo a honra de Deus estará pecando contra Ele.

Após esta reflexão fizemos nossa oração pipoca e passamos aos assuntos importantes. Nosso último culto jovem do ano de 2007 e a ida ao Congresso Distrital em Dois Irmãos. Cantamos o hino da juventude e oramos a benção em conjunto.

Versículos destacados:

“Porque assim como a mulher foi feita do homem, assim também o homem nasce da mulher. E tudo vem de Deus.”

“mas para a mulher o cabelo comprido é motivo de orgulho. O cabelo foi dado a ela para lhe servir de véu”

“Pois a pessoa que comer do pão ou beber do cálice sem reconhecer que se trata do corpo do Senhor, estará sendo julgada ao comer e beber para seu próprio castigo.”


Agora que você já leu o que aconteceu na JUCRISA
e já sabe um pouquinho do texto, responde nossa enquete!

Links

Peguei uns links com conteúdo religioso,
lê e tira tuas próprias conclusões:


http://www.sermao.com.br

http://cirozibordi.blogspot.com

http://www.melodia.com.br