7/02/2007

Conselhos sobre o casamento

" Vocês dizem que o homem faz bem em não casar. Mas eu digo: já que existe tanta imoralidade sexual, cada homem deve ter sua própria esposa, e cada mulher, o seu próprio marido. O homem deve cumprir o seu dever como marido, e a mulher também deve cumprir seu dever como esposa."

"Que os dois não se neguem um ao outro, a não ser que concordem em não ter relações por algum tempo a fim de se dedicar a oração. Mas depois devem voltar a ter relações, a fim de não cairem nas tentações do satanás por não poderem se dominar."

" Aos solteiros e às viúvas eu digo que seria melhor para eles que ficassem sem casar, como eu. Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, porque é melhor casar do que ficar queimando de desejo."

" ...Que a mulher não se separe do seu marido. Porém se ela se separar, que não case de novo ou então que faça as pazes com o marido. E que o homem não se divorcie da sua esposa."

"Pois Deus aceita o homem que não é cristão por ele estar unido com sua esposa cristã; e aceita a mulher que não é cristã por ela estar unida com seu marido cristão. Se não fosse assim, os filhos deles não pertenceriam a Deus. Mas, sendo assim, eles pertencem."

" Esposa cristã, como é que você pode ter a certeza de que não vai salvar o seu marido? E você, marido cristão, como é que você pode ter a certeza de que não vai salvar a sua esposa?"

" Cada um deve continuar vivendo de acordo com o dom que o Senhor lhe deu e na condição em que se encontrava quando Deus o chamou."
1 Corintios 7


Acima alguns versículos que lembro que o pastor conversou na última jucrisa e agora, já que o tema foi tão comentando e é de tanta importancia para nós, jovens, vou tentar resumir os pontos altos da nossa discussão sobre esse capítulo de Corintios.

Um casamento não se faz só com amor. No começo acho que o pessoal achou que o P. André tava louco e que tinha errado nas palavras quando disse essa frase, mas logo que ele começou a falar nos deixou mais aliviados e muuuuito pensativos. Ele explicou que só amor e paixão não bastam pra manter-se um casamento sólido e feliz. Precisa-se muito mais que isso. Precisa-se compreensão, aceitação e respeito. Compreensão para saber que aquela pessoa, que você está escolhendo para ficar o resto da sua vida, tem defeitos. E quantos defeitos. Ela ronca, ela briga, ela é estourada, ela enche o saco se você esquece alguma data, ela briga se você quer assistir aquele jogão, ela tá sempre irritada com alguma coisa, ela não gosta de sair, ela não gosta do mesmo tipo de música que você, ela é ranzinza, ela é desastrada, ela é encrenqueira, enfim, 'ela tem aquele geniozinhooo!'. E são, principalmente, nesses defeitos que você tem que pensar quando passa pela cabeça a idéia de um casamento. Todos sabemos que o nosso amorzinho é lindo, é querido, é um fofo! Mas o que pesa mais no dia-a-dia de um casal: A fofura da pessoa ou o ronco dela a noite? A paixão, o tesão e a euforia são sentimentos que se alteram. Horas estamos muito apaixonados, horas estamos mais calmos, mas respeito não muda constantemente. Ele é fixo e seguro. Cada um desses defeitos e qualidades tem seu nível de importância e nenhum é insignificativo, mas quando se pensa em assumir um compromisso diante de Deus a frase "Vou casar porque amo ele." é muito frágil diante dos problemas que um casamento tem de enfrentar e das diferenças que um casal tem que aprender a conviver.

Carina:
Eu acho que casar é fazer uma escolha, tomar uma decisão, fazer um contrato, o qual deve ser honrado. Ora, você não se casa porque quer um marido!!!!! Você se casa porque quer alguém para construir uma casa junto, para dividir despesa e juntar lucros, alguém para estimular seus sonhos e apoiá-los, alguém para escutar suas idéias e mágoas, alguém que cuide de você quando ficar doente e velho, alguém para ser seu sócio na compra do carro, do negócio, da casa na praia, etc. O amor, é claro que faz parte...é o início de tudo isso. Mas não a razão.

Recadinhos

Gente as fotos do retiro estão em:

http://picasaweb.google.com.br/caarol

e o flog

http://www.fotolog.com/jucrisa

tá atualizado.

Convite - Invitation

Estimados amigos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB)
A IELB estará celebrando um culto de louvor a Deus pelos seus 103 anos de fundação, neste dia 24 de junho de 2007, às 18h, na Congregação São Marcos de Alvorada, RS.
Queremos convidá-lo para acompanhar este culto, pessoalmente ou através do site www.saomarcos.br/ielb. A partir das 17h haverá transmissão ao vivo de vídeos, entrevistas e do próprio culto.
Esta transmissão é um patrocínio da Editora Concórdia e da Escola e Faculdade São Marcos.
Junte-se a nós neste momento de louvor e gratidão a Deus pelas bênçãos que ele tem concedido.
Pastor Rony Ricardo Marquardt
Secretário da IELB

__________________________________________________________________

Dear friends of Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB)
The IELB is having a special worship service to celebrate its 103rd anniversary on 24 June 2007, at 6:00PM, at Comunidade Evangélica Luterana São Marcos, in Alvorada, RS.
We would like to invite you to come to this service in person or to watch it on the Web at http://www.saomarcos.br/ielb. From 5:00PM on there will be the broadcasting of videos and interviews before the service.
This broadcast is an offering from Editora Concórdia, São Marcos Lutheran School and São Marcos Community College.
Join us in this moment of worship and gratitude to God for the blessings He has provided us with.
Pastor Rony Ricardo Marquardt
Secretary of the IELB