9/01/2008

Culto Criolo




Te aprochega, Tchê!
13 de setembro de 2008 é o dia de unir nossa fé às nossas tradições gaúchas. Trás o mate e a china véia pra esse culto que vai estar mais gostoso que beijo de prima!

Projeto Bíblia Manuscrita



O projeto
Considerada um dos maiores tesouros da humanidade, a Bíblia chegou até os nossos dias graças à atuação de pessoas muito especiais: os copistas. Através dos séculos, as Sagradas Escrituras foram preservadas e transmitidas por meio de cópias manuscritas, assegurando que a Palavra de Deus acompanhasse a humanidade em todos os momentos, antes da invenção da imprensa. No período medieval, o recinto onde os copistas atuavam era conhecido como scriptorium. Relembrar esta prática foi a forma encontrada pela Sociedade Bíblica do Brasil para comemorar seus 60 anos de existência, em junho próximo, com o lançamento do projeto Bíblia Manuscrita.

A iniciativa prevê a instalação de um scriptorium em várias cidades do país e está inserida nas celebrações do Ano da Bíblia, que visa colocar o Livro Sagrado em evidência durante todo ano de 2008. A expectativa é transcrever uma Bíblia por estado brasileiro e ter dois exemplares copiados pela população de todas as regiões do país, totalizando 29 exemplares completos, escritos manualmente, no período de junho a setembro.

De acordo com o projeto, o scriptorium a ser instalado nas cidades brasileiras ocupará uma área reservada, onde voluntários auxiliarão os "copistas" a transcrever o conteúdo da Bíblia na seqüência correta. Cada participante poderá copiar, no máximo, dois versículos, permitindo assim a contribuição de um grande número de copistas, além de enriquecer o manuscrito pela diversidade de caligrafias.

Ação Social

O projeto Bíblia Manuscrita também terá um aspecto social, propondo doações para o programa Inclusão do Deficiente Visual, mantido pela SBB. Durante seus três meses de funcionamento, será realizada captação de recursos para levar a Bíblia em Braile e áudio a um número ainda maior de deficientes. Hoje, o programa da SBB beneficia 2,5 mil pessoas, além de instituições especializadas no atendimento ao deficiente visual. A sugestão é que os copistas doem, ao menos, R$ 1,00 por versículo copiado. Aqueles que quiserem contribuir com quantias maiores, a conta para depósito é:

Banco Bradesco
Sociedade Bíblica do Brasil
Agência 3390-1
Conta corrente: 18.510-8

Funcionamento
A transcrição do texto pelos copistas será permanentemente acompanhada, para evitar que haja saltos de versículos ou erros que comprometam o manuscrito. Cada participante será registrado por meio da Ficha de Copista. Ali, além dos dados pessoais, será identificado o trecho bíblico copiado.

Participação de todos
Igrejas e organizações cristãs, escolas e universidades, entidades públicas, órgãos de comunicação cristãos e editoras são convidadas a promover iniciativas que incentivem a população brasileira a participar do projeto Bíblia Manuscrita.


texto e imagem retirados do site bibliamanuscrita