1/25/2008

Crendo em Deus mesmo não tendo certeza de Sua existência

faith Hoje, lendo os feeds, achei um post interessante no blog iPodJesus. Transcrevo-o aqui:

Muito bom estar vivendo nessa época onde o gênio cristão mais improvável que existiu tem a sua obra estudada e valorizada como nunca antes.

Estou falando de C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia. Ex-ateu e um pensador carregado de dúvidas mescladas com uma grande fé.

Uma das histórias mais interessantes da série do país de Aslam é A cadeira de prata. Dois dos meus personagens preferidos estão “estrelando” nesse livro: Eustáquio, que desde A Viagem do Peregrino da Alvorada já me cativou com seu sentimento de superioridade em relação aos primos, e sua capacidade de escrita impecável. Ri muito de seus delírios em achar-se mais certo do que todo mundo, detentor de toda sabedoria e conhecimento diante daquela “gentalha”.

Outro grande personagem de A cadeira de prata, é o Brejeiro, um paulama (tipo semi-humano de Nárnia). É um pessimista dos grandes, sempre prevendo as catástrofes mais sangrentas de deixar Quentin Tarantino no chinelo.

Um dos trechos mais belos do livro, é um citação do própio. A cena é mais ou menos essa: o Brejeiro e as crianças estão encantadas com uma fumaça esquisita e uma música da feiticeira. O narniano tentando se libertar, pisa em um amontoado de brasas, afim de se livrar do êxtase gerado pela encanto, que a esta altura já os faz esquecer da existência de Nárnia e do própio Aslam. Depois de queimar os pézinhos, e impregnar a sala com cheiro de paulama, temos a citação, onde Lewis revela mais de si do que em todos os livros:

Por isso é que prefiro o mundo de brinquedo. Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista. Assim, agradecendo sensibilizado a sua ceia, se estes dois cavalheiros e a jovem dama estão prontos, estamos de saída para os caminhos da escuridão, onde passaremos nossas vidas procurando o Mundo de Cima. Não que as nossas vidas devam ser muito longas, certo; mas o prejuízo é pequeno se o mundo existente é um lugar tão chato como a senhora diz.

Poderia até “traduzir” o que ele quiz dizer, mas só vou deixar uma mensagem: sinta-se muito confortável em suas crises de fé, porque na verdade elas podem ser um momento de grande lucidez.

1/20/2008

Booooom diiia!

Hoje, no culto, a mãe da Grazi me perguntou sobre o retiro que vai ter no carnaval, então, vou tentar dar umas explicações do que eu sei sobre isso.

Divulgamos aqui e pedimos aos pastores que falassem nos cultos sobre o Retiro da JELG que vai ser em Candelária. Mas nós faremos nosso próprio passeio por vários motivos, porque já é tradição nosso retiro de carnaval, porque o da JELG seria um tanto pesado pros nossos bolsos ou bolsos de nossos pais (sairia uns 100,00 reais por jovem, mais ou menos...), enfim...

Ainda estamos decidindo e aceitando sugestões de lugares. Pensamos na casa da praia da Carina, mas ainda temos que ver se a família dela não vai usar a casa e tudo mais. Estamos vendo alguns sítios aqui por perto também. Queremos algo com rio ou piscina pra refrescarmos nossos corpítxos ;)

Então é isso, colo ai em baixo a conversa no MSN que tivemos essa semana pra vocês rirem um pouquinho também:



William has joined
Andre has joined
Carol has joined
felipewev has joined
Muri has joined
Carina has joined


Andre: e ae
William: E ae gurizada
felipewev: opaaa
Andre: no carnava vai ter programação de início da JUCRISA
Andre: preparem-se
Andre: talvez uma prainha
Muri: uhhuuuuuu
Muri: viva!!!!!!!!!!!!!!!!!
felipewev: ummmmm
felipewev: bele
felipewev: onde tem q paga a viagem?
Andre: ou sítio com água para banho: rio, piscina, ou ambos
Andre: q viagem?
felipewev: do carnaval
William: Eu não vou estar aí, mas aproveitem mesmo assim :-)
Andre: ahhhhh
Andre: que chato
Andre: os detalhes a combinar
Andre: pois ainda estou de férias
Andre: quano voltar eu aviso como será
Andre: ahhh
Andre: aceito sugestões
Andre: de lugar
Andre: atividades
Andre: etc
felipewev: mais no carnaval não tem o cangresso da jelg?
Andre: afinal a JUCRISA somos "noses"
Andre: hehehehehee
Andre: tem
Andre: mas eu nao vou
Andre: se alguem quiser ir pode sim
Andre: eu deixo
Andre: hehehehe
Andre: eh caro
Andre: os nossos retiros sao mais baratos e mais perto
Andre: e mais legal
Andre: heheheheh
felipewev: hehehhehe
felipewev: vo trabalha
felipewev: bjx
Andre: vou nessa
Andre: abraço
William: Abraços...
William: fui tbm


William has disconnected
felipewev has disconnected
Carina has disconnected
Andre has disconnected
Carol has disconnected
Muri has disconnected



Beijóóóócas da Carolzinha, fiquem com Deus e atééé o carnavaaaaal.
(ao som de Mamonas assassinas 0.ô)

1/18/2008

Gratidão

Ser grato é uma das principais qualidades humanas. E a ingratidão é um dos principais defeitos da humanidade. Se formos justos, veremos que temos muito que agradecer aos nossos pais, amigos, professores e muitos outros que nos ajudam sempre. Mas, acima de todos está Deus. Ele nos deu tudo. É dele que provêm as bênçãos, nossos dons e talentos. E precisamos assumir que fazemos mais orações pedindo do que agradecendo. Mas, agradeça a Deus pois até isto ele perdoa. Seja grato a Deus. Reconheça o que ele fez e faz por você. Antes mesmo de você nascer ele providenciou a sua salvação. Ele sacrificou Jesus para poder dar a você o perdão de todos os pecados e, de presente, a vida eterna. Agradeça a ele, e acima de tudo confie nele e saiba que ele fez tudo por você.


Vamos pôr em prática? O que você tem pra agradecer?

1/12/2008

Iluminando a sua mente!





Todos passamos por situações complicadas, ou enfrentamos problemas difíceis de resolver. É como se estivéssemos andando no escuro sem saber que direção tomar. O que fazer nestes momentos? Muitas vezes achamos que temos a solução para tudo e que somos capazes de resolver tudo sozinhos. Infelizmente isso não é verdade. Não temos a solução para tudo e, por teimosia, muitas vezes acabamos piorando a situação com nossas decisões precipitadas ou até por falta de coragem de tomar uma decisão. Onde encontrar ajuda nestes momentos? Podemos contar com Deus e a sua Palavra. Existe um Salmo que afirma: “Os ensinos do Senhor são certos e alegram o coração. Os seus ensinamentos são claros e iluminam a nossa mente” (Sl 19.8). Deixe Deus iluminar a sua mente. Ele pode e quer nos ajudar. O contato com a Palavra de Deus nos dá sabedoria e nos aproxima de Deus. Nela percebemos que Jesus é a luz do mundo. Não continue andando no escuro! Deixe Jesus iluminar a sua vida.