12/15/2007

ATA 25.11.07

Começamos a reunião com os hinos 43, 33, 14 e 20.

Lemos o capítulo 13 de Coríntios que fala sobre o AMOR e após a leitura estudamos a palavra. O apóstolo Paulo fala neste capítulo que o amor é o maior dos dons. Mas porque?

Lá em Corintos, no tempo do apóstolo havia muitos dons, o dom de falar línguas extranhas, dom de expulsar demônios, etc...isto fazia com que as pessoas ficassem orgulhosas de seus próprios dons achando-se melhores do que os outros. No nosso estudo sobre o texto achamos que eles pensavam que alguém que não tinha um desses dons de expulsar demônios ou falar outras línguas não era amado por Deus.

Por isso o apóstolo Paulo escreve a eles sobre o amor, dizendo que existia um dom melhor dos que aqueles dons que eles pensavam. Existe o dom do amor. Que qualquer um pode ter.

No Versículo 12 o apóstolo também diz que ninguém vê os outros como eles realmente são e nesta parte o pastor André nos deu uma aulinha de psicologia. Temos no mínimo três formas de nós mesmos. O eu que eu realmente sou, o eu que os outros veêm e o eu que eu penso de mim. (ixi, tanto eu que eu acho que até me perdi aqui hehehe)

Para finalizar, fizemos a oração pipoca e a benção em conjunto, cantamos o hino 94 e o hino da juventude Luterana.

Para saber mais sobre o dom de línguas leia Atos 2.

12/11/2007

Discurso do Sr. Presidente

Com a chegada de mais um final de ano se torna extremamente necessário refletir sobre os momentos que passaram e o mais importante lembrá-los!

Devemos pensar:
Um momento feliz que passou...
No outro que não foi tão bom...
O problema que foi resolvido e o outro que foi criado...
Pensar no que foi feito e como podemos fazer para melhorar...
Na vitória ou derrota de seu time...
Na lagrima contida e principalmente a derramada...
Quantas pessoas você fez rir ou até mesmo chorar...
Quantas vezes você estendeu a mão...
Você abraçou o numero de vezes necessárias seus pais, seu filho, avós, irmão, seu companheiro, parente ou mesmo seus amigos da jucrisa...
Eu te amo foi uma palavra bastante utilizada durante o ano...
O mesmo vale para me desculpe...
Você se esforçou o maximo em tudo que lhe foi pedido...
Você conquistou todas as coisas que almejou no inicio de 2007...
O que lhe faltou durante este ano...
Enfim pensar sobre tudo o que passou...

- todas as reuniões da jucrisa (as orações e estudos do pastor André)
-congresso nacinal (com suas palestras, o Beto a praia de são Francisco do sul, os amigos, futebol com os motoristas, o “você e eu unidos pelo amor de deus” ou “como eu amo meu marido”, a cueca do andré no busão, as sonecas do douglas )
-festa junina (o boi amor e coração da gente, Bolos, pizzas, quentão, pinhão, churrasquinho, pipoca, torta, boca do palhaço, Ronaldinho gaúcho, argolas, pescaria, fogueira, uma ameaça de quadrilha, piadas, Josef Cliver, Voa minha ave...)
-olimpíadas esportivas (magnífica participação feminina no vôlei, alem da pífia participação masculina no futebol)
-olimpíadas culturais (se elas dançam eu não danço)
-retiro distrital (muita cantoria “voa minha ave” no busão com o 45, palestras, pulo da fé, 90 queria mata um no futibol e só queria bj e mt e mt naoum pode)
-congresso distrital (não fiquei muito axo q devia ta legal)
-visita aos confirmando (mt bolo refrigerante o chapolim)
-os cultos jovens (cristall é dindim pra nois)
-o culto crioulo (todo mundo de pilcha)
-o colégio (integração esportiva, muito suar, lagrimas, hematomas, joelhos ralados e falta de aquecimento)
-festas nas demais juventudes (geralmente nada comparada as nossas)
-o kerp (pra quem foi tava muito bom, pra quem não foi deve ter sido mt bom tbm ou pelo menos engraçado cm as presenças levimente embriagadas na juva)
-as saídas em grupo sejam elas quais forem (centro, aniversario de alguém ou alguma balada)

agora um pensamento:

Desde 2005. Éramos poucos e fomos crescendo. No começo os novatos com certo receio, o pessoal metade daqui, metade de lá, uns luteranos, outros católicos uns evangelicos. De um retiro em Presidente Lucena(e um pouco mais) se formou o que hoje chamamos de Juventude Cristo Salvador; a nossa JUCRISA.
Mas, sabem uma das razões de hoje estarmos ainda juntos e tão unidos? A nossa falta de grana. Deus nos fez jovens 'pelados' e fez muito bem. A galera da Jucrisa nunca tem dindin pra nada. Tem retiro? Vaquiiiiiiiinhaaaa! Querem Xis? Junta um 'pila' dali, 35 centavos de lá e algum mais bem arranjado banca os outros pra todos terem um Xis-de-cada-domingo. Se faz São João com doações, barzinho de cá, barzinho de lá, ajuda dos pais aqui, jovens se apertando dali, enfim...Tudo no final dá certo. Tem q ensaia dança dentro da igreja, academia de balé cedeu espaço, AABB também...Uniformes? Em 365 suaaaaves prestações e até hoje tem gente pendurado com a tesoureira. Projeto de ir no congressão 2007? REALIZADO! Tirando criatividade, força de vontade, compreensão, solidariedade e principalmente união de tudo quanto é lugar para que tudo isso nos ajude a ter o dindin final pra bancarmos os nossos jovens. E isso tudo tem um valor enorme. Creio que posso falar por todos da Jucrisa quando digo que depois dessa nossa união nossos corações estão mais cheios, nossa vida tem mais valor, mais consistência. E isso porque Deus está conosco. Ele nos mostra o caminho, nos dá a fé e a força através de Sua palavra. Ele nos enche com boa vontade e paciência de irmos passo a passo, devagarzinho, conquistando mais e mais jovens.

Nada no mundo é perfeito. Todos têm seu jeito e sua idéias, juntar tudo isso não tarefa fácil. Podemos ser tachados de avarias coisas, de nos acharmos, de reclamarmos por tudo, de cobrarmos demais, de sermos intolerantes, de pegarmos pesado quando vemos que somos superiores, de avacalharmos... Porem estamos construindo uma historia juntos, a historia da JUCRISA, algo que muitas vezes coloca em prova o amor que cada jucrisiano tem por essa juventude. Tomo a liberdade de falar em amor, pois se isso não fosse amor ninguém dedicaria um findi, seu suor, lagrimas, gritos e seu trabalho em prol desse ideal. Não somos todos iguais, mas abraçarmos os ideais da JUCRISA para alcançarmos nosso objetivos!!!!

Um feliz natal e um bom 2008 são os votos para toda JUCRISA e AMIGOS.

Renan Jung - Presidente da JUCRISA

12/10/2007

última JUCRISA [amigo secreto]




O link para acessar as outras fotos desse dia
está ali na lateral direita do blog no ACESSE TAMBÉM!

Beijócas e até mais!

12/04/2007

AVISO

Gente, a próxima JUCRISA será às 16:00 horas na casa da Muri. Levem roupas e toalhas de banho que a piscina vai booombar =DD~ A gente vai fazer um salsishão com pão ai vai dar uns 5,00 reais pra cada um mais ou menos...levem já o dindin, ok!?

Não esqueçam de conferir o presente que seu amigo-secreto quer em um desses posts abaixo.

Ahh! As atas-onlines eu ponho em dia quando eu tiver mais tempo, ok!?
E aceito voluntários pra fazer isso pra mim hehehe ;)

beijos, fiquem com Deus!

11/30/2007

Dose Dupla De Deus

Jesus nos vê

Câmeras escondidas têm sido a sensação nos noticiários atuais. Falcatruas, suborno, falta de ética e muitos outros tipos de denúncias são feitas baseando-se em imagens obtidas sem que as pessoas saibam que estão sendo filmadas. E em nossa vida pessoal, será que poderíamos ter uma câmera nos filmando sempre? Será que o nosso comportamento desapontaria as pessoas que conhecemos? De qualquer forma, há alguém que não devemos desapontar nunca. É Jesus, que nos observa sempre, o tempo todo, e sabe de tudo o que pensamos, fazemos ou deixamos de fazer. Ele está sempre conosco, e sabe que erramos muitas vezes. Mas ele nos deu o perdão de tudo o que fazemos de errado. Se pedimos perdão, ele o concede, por amor. Analise a sua vida, o seu comportamento, e veja se Jesus está contente com o que vê todos os dias.

Nada nos faltará!

O que está faltando para que você seja uma pessoa feliz e realizada? Alguns fariam uma lista enorme. Outros, talvez, citariam um ou dois itens capazes de torná-los felizes e realizados. E você? O que está faltando? Será que não está faltando Deus em sua vida? Ele ama você e quer estar presente em sua vida. Ele promete que nada faltará na vida daqueles que confiam nele. Não confunda isso com uma promessa de que nada dará errado em sua vida. Confie em Deus, pois ele estará sempre ao seu lado e estará cuidando de você como ninguém. Confie em Deus e nada lhe faltará! Ele enviou Jesus para morrer na cruz por você, confie nele e o mais ele fará.



Mensagens de Esperança é um serviço gratuito de mensagens diárias por e-mail oferecido por Cristo Para Todas as Nações - CPTN. Você pode também ouvir Mensagens de Esperança pelo telefone (011) 5097-7620 ou através do site de Cristo Para Todas as Nações: www.cptn.org.br

Notícias da IELB

JELB apresenta local do Congresso 2009

O presidente da JELB, Thiago Danzamnn, esteve no Conselho Diretor, onde apresentou o local do Congressão 2009. Será na cidade de Luiziânia/GO com o tema "Espelhos do amor de Cristo". As inscrições serão limitadas a mil jovens.


Programa da Tv Cristal em nova fase

O programa da IELB na Tv Cristal está entrando em nova fase. Agora o Programa Cristo para Todos é realizado pela Patmos Produtora. Também foi contratada uma jornalista profissional, Carmen Rehfeldt, para ajudar na elaboração do programa. Além disso, o programa ganhou mais um espaço. Está na televisão comunitária de Porto Alegre (canal 6 da Net) sendo exibido uma vez e reprisado mais três, sempre em dias e horários diferentes. O Programa Cristo para Todos está disponível para outras congregações que queiram exibi-lo.


[ Informações retiradas do IELB Notícias Nº 127 de 19/Nov/2007 ]

Lista de Presentes



Procure seu amigo-secreto:

André
Cuecas
Carol
Bijus em geral, principalmente brincos.
Carina
Bijus
Digo
Porta retrato GRANDE

Bijus em geral (ps: Brincos tem que ser pequenos!)
Grazi
Bijus
Henrique
Joní
Revista do mês ( super-interessante, Você SA, etc...MENOS VEJA!)
Mano
Muri
Brincos e pulseiras
Pitty
Bijus - PIERCING de nariz
Renan
Boné do Inter que tem no shopping
Roberto
PIERCING de língua
Vivi
Porta-recadinho ou porta-retratinho bem fofuxinho ou bijus
Will Adler

11/28/2007

letras de músicas

Link com váárias letras de músicas da jelb:

http://letras.terra.com.br/jelbi

11/23/2007

Só atualizando

Daaae, gente que ainda vem aqui (e lê) ^^ tudo certo?

Então, a gente tá meio-super-super sem tempo por isso o blog tá largadinho =/ Provas da facul, últimos dias de aula, trabalho, academia, ioga, cursos, coral, banda, namorados e namoradas, família, festas, formaturas, enfim...fim-de-ano é sempre aquela atucanação, mas hoje eu resolvi pegar a vassourinha, tirar as teias e ajeitar a casa aqui ;)

E pra não ficar sem assunto tenho que lembrar vocês que nesse próximo domingo, 25 de novembro, tem amigo-secreto da Jucrisa \o/ Quem quiser participar que venha!

aHH!! Alguém tem alguma sugestão pra nossa próxima enquete?

Bom, é isso, vou almoçar e espero que vocês comenteeeeem!
Beijócas da Carolzinha.

11/04/2007

ata on line 04.11.2007

Começamos a reunião cantando os hinos 52, 105, 89, 29 e 7. Depois cada um leu dois versículos do texto de 1º Coríntios 11. O texto, que falava sobre as Mulheres na Igreja e A Ceia do Senhor foi explicado, logo após a leitura, pelo pastor André.

Na nossa reflexão vimos que interpretar o texto da bíblia não é tão fácil. Precisa-se de estudo e de uma bagagem histórica pra poder entender corretamente o significado das coisas que Deus diz pra nós através das palavras de Paulo, por exemplo.

Vimos isto, pois no texto lido há uma ordem para nós, mulheres: taparmos nossas cabeças quando orarmos. Oops! Alguma de nós faz isto? Somos pecadoras, então? Não! É só questão de interpretar e aplicar no devido contexto. Então, vamos lá.

Corinto era uma cidade portuária, aonde chegavam e saiam muitos navios. Com estes navios chegavam também marujos. Estes marujos traziam doenças e hábitos próprios. Encurtando a história, havia em Corinto desordem e muito pecado. Paulo escreveu uma carta a eles com o intuito de auxiliá-los e encaminhá-los ao caminho correto. Fez então leis para o povo seguir. Uma dessas leis era que as mulheres cristãs usassem véus. Mas, o véu não as levaria aos céus e nem tiraria delas a salvação ou a vida eterna.
O que Paulo queria dizendo a essas mulheres para usarem véu era diferenciá-las das outras. Fazer com que todos soubessem quem era o povo de Deus. E é por isso que não precisamos usar véu hoje em dia. Pois, como vimos nos textos anteriores de Coríntios Deus nos deu o livre arbítrio, ou seja, podemos escolher o que faremos tendo consciência que nossas ações terão reações.

O outro assunto deste mesmo capítulo é a Santa Ceia. O pastor André explicou pra gente o sentido da Ceia, deu-nos uma "aula de história" também para entendermos o texto e disse-nos que para tomarmos a Ceia precisamos saber o real significado dela. Ter consciência que a hóstia e o vinho consagrados são realmente corpo e sangue de Jesus. E comer ou beber do pão e do cálice ofendendo a honra de Deus estará pecando contra Ele.

Após esta reflexão fizemos nossa oração pipoca e passamos aos assuntos importantes. Nosso último culto jovem do ano de 2007 e a ida ao Congresso Distrital em Dois Irmãos. Cantamos o hino da juventude e oramos a benção em conjunto.

Versículos destacados:

“Porque assim como a mulher foi feita do homem, assim também o homem nasce da mulher. E tudo vem de Deus.”

“mas para a mulher o cabelo comprido é motivo de orgulho. O cabelo foi dado a ela para lhe servir de véu”

“Pois a pessoa que comer do pão ou beber do cálice sem reconhecer que se trata do corpo do Senhor, estará sendo julgada ao comer e beber para seu próprio castigo.”


Agora que você já leu o que aconteceu na JUCRISA
e já sabe um pouquinho do texto, responde nossa enquete!

Links

Peguei uns links com conteúdo religioso,
lê e tira tuas próprias conclusões:


http://www.sermao.com.br

http://cirozibordi.blogspot.com

http://www.melodia.com.br

11/03/2007

Vamos, galera?



O III Congresso Estadual de Jovens do Rio grande do Sul acontece de 02 a 05 de Fevereiro de 2008 em Candelária, RS. A JELG levou mais de 500 jovens para Torres em 2006 e quer repetir a dose. E para isso está sendo preparado um grande Congresso.

Dá uma olhada no que vai ter e acontecer:

Banda Herdeiros - Porto Alegre;
Banda Dynamis - Canoas ;
Banda Drop7 - Porto Alegre ;
Banda SPM (São Paulo Mayas) - Porto Alegre ;
Banda Maranatas - Cachoerinha/RS ;
Banda Christus Vivit - Canela/RS ;
Festa a Fantasia com o tema: Personagens Bíblicos;
Palestras e oficinas elaboradas especialmente para o público jovem;
Mateada e a programação geral:

Sábado
14h - Inscrições
17h - Reunião com líderes
18h30 - Janta
20h00 - Abertura
22h - Banda, apresentações artisticas
00h - Silêncio
Domingo
7:30h - Café
9h - Devoção
9h30 - Louvor 10h - Palestra 1: Igreja: A Grande Comunidade Pastor Gerson Linden
12h - Almoço
14h - Comunidade
16h - Livre Esportes | Música
18h - Janta
19h30 - Música |Apresentação vídeo (Aline G. Koller) |Banda
22h - Teatro e coreografia
00h - Silêncio
Segunda
7:30h - Café
9h - Devoção
9h30 - Louvor 10h - Palestra 2: Missão - Chamando outros para a família de Deus
12h - Almoço
14h - Comunidade
16h - Plenária | Esportes | Música
18h - Janta
19h30 - Devocional | Louvor | Teatro
22h - Festa Fantasia
00h - Silêncio
Terça
7:30h - Café
8:30h - Arrumar as Malas 10h - Culto de encerramento
12h - Almoço
14h - Despedida praça central


Escola ULBRA/Concórdia de Candelária.
PREÇOS: R$60,00 até 06 de dezembro e R$65,00 até 31 de dezembro
Mais informações: http://www.jelg.cjb.net

E ai, vamos??

11/01/2007

CULTO JOVEM :: 10.11 :: JUCRISA

Em caso de emergência, ore!

Você orou hoje? Muitas vezes esquecemos de orar, especialmente quando tudo vai bem, mas saiba que Deus quer que oremos, especialmente em caso de emergência. Muitas vezes ficamos envergonhados ao perceber que só oramos pedindo coisas. Mas leia o testemunho registrado no Salmo 116: “Eu amo a Deus, o SENHOR, porque ele me ouve; ele escuta as minhas orações. Ele me ouve sempre que eu clamo pedindo socorro.” Por isso, em caso de emergência, ore a Deus. Confie nele e o mais ele fará.

Oremos: Obrigado, Senhor, por me ouvires. Passo por dificuldades e é muito bom saber que posso dividi-las contigo. Amém.

Leia em sua Bíblia: Salmo 116



Mensagens de Esperança é um serviço gratuito de mensagens diárias por e-mail oferecido por Cristo Para Todas as Nações - CPTN. Você pode também ouvir Mensagens de Esperança pelo telefone (011) 5097-7620 ou através do site de Cristo Para Todas as Nações: www.cptn.org.br

10/31/2007

Conselhos contra adoração de "Ídolos"

ATA Online do dia 21/10


Reflexão:Não podemos adorar a Deus e a outros Ídolos."Ninguém pode servir a mais de um Senhor".Ninguém deve buscar seus próprios interesses, somos responsáveis pelos nossos atos e palavras, ninguém deve buscar seus próprios interesses.
Podemos ter nossos próprios interesses, mas todos tem que gozar disto sem que tenha consequências para as pessoas que nos rodeiam.

CRISTIANISMO é organizar a vida!!!!

Na juventude falamos sobre uma vida a dois, sobre saber respeitar as diferenças de cada um, e deixarmos de lado nossos prazer para agradar ao Pai...Muitas vezes o ignoramos e queremos seguir nosso próprio caminho, um bom exemplo disso foi a vida de Eva, Caim e Abel...Deixaram de agradar a Deus para se auto satisfazerem, deu no que deu....


Numa vida a dois devemos "deixar" o amor um pouco de lado e pensar se realmente é aquilo que queremos...Se perguntar:Como será que essa pessoa é em casa?Como ela trata seus pais?
Uma pessoa que AMA seus lar, concerteza nos amará, mas aquela pessoa que não tem respeito para com seus Pais, com Deus, será que vai ser uma boa esposa, ou um bom marido???
Devemos sim deixar um pouco de lado o amor, mas não esquece-lo!!!
Podemos agradar a Deus,nos agradar e agradar ao proximo...Basta seguirmos os mandamentos do Pai...

Uma boa Semana e que Deus abençoe a Todos!!!!

10/28/2007

Integração com a Cristo

Olá, Olá, Olá!

Hoje foi nossa integração com a Cristo, tava bem legal. A juva deles veio em peeeso aqui pra EV e a nossa, bom, deixa eu falar da programação ;) Começamos com a Jé falando sobre a olimpíada/integração esportiva do dia 11 de novembro em DI que o distrito tá promovendo.

Depois o Pastor André fez uma oração e deu início aos jogos.



As meninas foram jogar volei e os meninos futebol. O jogo deles eu não sei, mas o nosso tava suuuper divertido! Era menina jogando de tamanco, pés descalsos, sol na cara, enfim...um jogo emocionante ;) Depois trocamos as bolas, literalmente e as meninas jogaram futebol. Nós, da Jucrisa, nem nos arriscamos a jogar porque a Cristo bate um bolãão no futebol feminino.



No final dos jogos cantamos o hino da juventude e oramos a benção.E agora estamos esperando a Cristo pro nosso culto jovem dia 10. Esperamos eles e quem mais quiser ir!

Beijócas

Resultado da última enquete

10/22/2007

Resultado da enquete




A galera tá sabiiiida, hein!?

10/19/2007

Religião é importante para felicidade, dizem jovens

Levantamento foi feito entre jovens dos Estados Unidos. Para 28% dos entrevistados, a vida religiosa ou espiritual os torna 'muito felizes'.

A religião segue desempenhando um papel importante para a felicidade dos jovens dos Estados Unidos, segundo pesquisa publicada nesta quarta-feira (22) por vários veículos de comunicação americanos.

O estudo, elaborado pela empresa Knowledge Networks para a rede de televisão "MTV", mede o grau de felicidade dos jovens de 13 a 24 anos e os fatores, tanto materiais como espirituais, que influenciam seu estado de ânimo.

Segundo a pesquisa, realizada a partir de 1.280 entrevistas, a família é, com 20%, o mais importante para eles, seguida de amigos (15%), namorados (11%) e filhos (6%). Imediatamente depois aparece a relação dos jovens com Deus (5%).

A vida religiosa ou espiritual torna "muito feliz" 28% dos entrevistados; "feliz", 23%; e "nem feliz nem infeliz", 26%. No lado oposto estão 4% que afirmam que essa relação produz "infelicidade", e 2% que dizem sentir-se "muito infelizes" com isso. Do total, 11% dos jovens indicam que a religião e a espiritualidade são a "coisa mais importante em suas vidas", e 33% comentam que são uma parte "muito significativa".

Frente a este balanço, 20% reconhecem que é um "fator pequeno" para a felicidade, e 14% afirmam que não é "nada notável" em suas vidas. Entre os que exaltaram a religião, praticamente todos vão regularmente à missa. De fato, 11% visitam a igreja mais de uma vez por semana, e 25% ao menos um dia.

A enquete revela, além disso, que 69% da juventude americana respeita outras religiões, contra 31% que opinam que outras práticas não são válidas. Em geral, a enquete indica que 26% dos jovens americanos se sentem muito felizes com sua vida, contra 40% que afirmam ser felizes e 4% que declaram serem infelizes.
Diante dos fatores que proporcionam felicidade, como família, amigos, namorado e filhos, estão os que provocam o efeito contrário. Nesse grupo incluem-se dinheiro (7%), trabalho (6%) e a escola (5%).


Matéria retirada do site http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL92320-5603,00.html" publicada no dia 22/08/2007 - 20h14.

Controle total

Todos os dias vemos na TV que vidas são perdidas em acidentes de automóvel. Pessoas que, hoje, estão bem e, repentinamente, perdem a vida. Isto nos lembra que existem coisas sobre as quais não temos controle. Por mais que planejemos e organizemos a nossa vida, vão continuar existindo coisas que não podemos controlar. O que fazer? A melhor opção é confiar em Deus e pedir sua proteção. Ele tem o controle de todas as coisas e promete que tudo coopera para o bem daqueles que confiam nele. Entregue a sua vida a Deus, pois ele entregou a vida de Jesus para dar a você a vida eterna! Só ele tem o controle sobre todas as coisas.



Leia em sua Bíblia: Efésios 2.1-10

Mensagens de Esperança é um serviço gratuito de mensagens diárias por e-mail oferecido por Cristo Para Todas as Nações - CPTN.Você pode também ouvir Mensagens de Esperança pelo telefone (011) 5097-7620 ou através do site de Cristo Para Todas as Nações: www.cptn.org.br



10/18/2007

Pessoal do cineminha

Henrique melzinho, Mano, Sor Will, Carol, Carina e André depois do "Labirinto do Fauno"

10/15/2007

Resultado da enquete anterior

Parece que o pessoal tá querendo que a gente se candidate, estamos pensando nessa hipótese, mas achamos que é um passo bem importante que devemos dar mais pra frente, talvez com mais maturidade e força na nossa juva.

E ai, o que você acha?

ATA online - 14.10.07

Começamos a reunião cantando os hinos 52 e 85 dos livrinhos Celebrai da JELB.

Depois o pessoal elogiou a idéia da ATA online e comentamos a enquete "Você acha que a JUCRISA deve se candidatar a diretoria DIJUVASI?".

Cantamos o hino 54 e antes do Pastor André começar a devoção falamos um pouquinho sobre a TV Digital e do poder que o povo tem e não usa.

Fizemos a leitura (cada um lia um versículo) do texto de 1º Coríntios 9 que fala sobre os DIREITOS E DEVERES DE UM APÓSTOLO.

A reflexão nesse texto nos mostra porque os pastores devem receber salário para pregar a palavra. E a resposta é bem simples: pois eles abdicaram de outras profissões para levar a palavra de Deus aos outros. Deixaram de ser advogados, publicitários, técnicos em couro entre outras coisas para nos auxiliarem e ensinarem a fé. É justo que recebam por isto, não é? Além disso o texto nos leva a pensar também que se os pastores não receberem salário pela profissão de pastor, de onde tirarão seu sustento?

"Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho." 1Co 9.14


No versículo 19 em diante o apóstolo Paulo fala que ele era livre como cristão para fazer o que quisesse, comer o que quisesse, beber o que quisesse, mas que sendo livre ele se fez servo e se comportou como um judeu quando estava com os judeus para ganha-los na fé. Paulo diz:

"Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns." 1Co 9.22

Nesse momento do texto o Pastor André achou importante sabermos do contexto e nos contou brevemente a história do apóstolo Paulo; é ela: Paulo era judeu, matava os cristãos e perseguia o povo de Jesus. Um dia Jesus o cegou com uma luz muito forte e disse a ele que começasse a crer em Cristo. Mandou que fosse até a casa de algumas pessoas que Jesus mandaria alguém para curá-lo e ai ele deveria crer na palavra de Deus. E assim foi.

Depois que Paulo virou apóstolo ele usava a sua liberdade de cristão para ganhar a confiança dos outros. Se ele estivesse entre os judeus não comeria porco, por exemplo, mesmo sabendo que não faria diferença alguma para Deus. Não precisamos impor condições aos outros para te-los na fé, mas se for preciso façamos como eles para ganhá-los.

Essa liberdade, já falada no capítulo 8 de Coríntios, que nos temos, tem que ser muito bem utilizada e se com ela eu for fazer mal a alguém ou farei alguma pessoa se desviar do caminho então, devo me fazer escravo, como o exemplo de Paulo.

Para terminar o texto faz uma metáfora com atletas. Dizendo que os atletas fazem repetidamente alguns movimentos, treinam horas, todos os dias para se aperfeiçoar e ganhar uma corrida, por exemplo. Mas nós temos uma corrida muito mais importante e muito mais difícil: a corrida pela vida eterna. E para ganharmos essa nossa corrida também precisamos fazer alguns ''esforços'', precisamos crer e precisamos usar corretamente nossa liberdade.

Depois da reflexão fizemos nossa já tradicional oração pipoca. Tivemos o momento de recados, organização com nossas programações e com as próximas datas (temos elas ali no cantinho direito do nosso blog), cantamos o hino da juventude e fizemos a benção em conjunto.

Depois o pessoal foi direto pra minha casa (Carol).
Olhamos o filme O labirinto do Fauno e comemos muuuuita pipoca. Tava muito legal!



Abraços a todos e até a próxima!

10/09/2007

Aprendendo sobre...

Selo de Lutero
Origem: Wikipédia
O selo de Lutero (também conhecido como Rosa de Lutero ou Brasão de Lutero) é o símbolo mais conhecido do Luteranismo. A Rosa de Lutero é uma mandala (representação do mundo) e um testemunho e resumo gráfico da fé luterana. Seu significado representa um caminho ao coração de Deus: No centro do selo encontra-se a cruz negra, lembrando a prisão, julgamento, condenação e crucificação de Jesus Cristo.
Esta cruz negra é envolvida pelo coração vermelho, que segunda a fé luterana lembra o amor de Deus por sua criação, sua misericórdia e seu envolvimento com a salvação da humanidade. O vermelho simboliza o sangue, paixão, um doar-se total ao objeto do amor. A cruz negra e o coração vermelho estão envoltos por uma rosa branca. A flor símbolo dos amantes suscita aos crentes a lembrança do amor de Deus, que envolveria a humanidade em sua paz (por isto a cor branca).
A rosa branca, por sua vez, está rodeada por um campo azul, lembrando o céu, o Reino de Deus, reino para o qual Cristo apontou em sua vida e pregação. Os evangelhos lembram que, a partir de sua ressurreição, Deus criou novas todas as coisas. Assim, a paz do cristão é o envolvimento com o Reino de Deus, com o projeto de vida de Deus ao mundo. Este campo azul é delimitado pela aliança de ouro, lembrando ao crente que Deus fez uma aliança com a humanidade através da morte e ressurreição de seu filho Jesus, morte e ressurreição da qual todo o crente hoje participa através do batismo e da Santa Ceia (ou eucaristia), ação de graças, através dos quais os fiéis têm a promessa de que o próprio Jesus está entre eles.

10/08/2007

Planejar sem estressar

Qual é a sua agenda para os próximos dias? Quantas atividades você já planejou até o final do ano? Quanto tempo livre você terá separado para o lazer? Parece que vivemos só pensando nos próximos dias. Não é errado planejar e organizar nossa vida, mas também não é certo sofrer preocupando-se somente com o futuro. No evangelho de Mateus, Jesus disse “...não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.” Não deixe que a preocupação excessiva com o dia de amanhã consuma as suas energias hoje. Entregue essa carga a Deus, e ele carregará esse peso em seu lugar. Faça a sua agenda, o seu planejamento, mas cuide de cada coisa a seu tempo.

Oremos: Ó Deus, dá-me sabedoria para planejar a minha vida. Dá-me, também, a segurança de poder colocar em ti as minhas preocupações, para que eu viva um dia de cada vez. Amém.

Leia em sua Bíblia: Mateus 6.28-34



Mensagens de Esperança é um serviço gratuito de mensagens diárias por e-mail oferecido por Cristo Para Todas as Nações - CPTN.
Você pode também ouvir Mensagens de Esperança pelo telefone (011) 5097-7620 ou através do site de Cristo Para Todas as Nações:
www.cptn.org.br

10/07/2007

Seja você mesmo, mas com uma diferença

Ata online - Reunião do dia 07.10.2007


[Vídeo: hino cantado na jucrisa. Clique e escute enquanto lê o blog! ]

O pastor começou a reunião convidando-nos para cantar o hino 25 dos livrinhos, música sugerida pela Carina. Cantamos os hinos 52 e 90 também. Começamos nossa devoção em 1º Corintios 8 e logo depois fomos ''surpreendidos'' pela presença especial de uma parte da diretoria Dijuvasi.

A leitura de Corintios falou sobre o ''conhecimento'' que todos temos sobre a palavra, mas que esse conhecimento nos dá em alguns momentos um orgulho e nos faz pensar que temos toda a sabedoria que precisamos, o que não é correto. Falou também que Deus é nosso único e verdadeiro Deus e que devemos adorar somente a Ele. Um dos versículos que podemos ressaltar:

"Não é esta ou aquela comida que vai fazer com que Deus nos aceite. Nós não perdemos ou ganharemos nada se comermos desse alimento. Mas tenham cuidado para que essa LIBERDADE de vocês não faça com que os fracos na fé caiam em pecado." 1ºCo 8.8-9

Assim, refletimos nessas palavras e tiramos delas uma frase, dita pelo Pastor André, para levarmos para o nosso dia-a-dia: SEJA VOCÊ MESMO, MAS COM UMA DIFERENÇA.

O pastor quer dizer que podemos sorrir, chorar, cantar, gritar mas com uma diferença, fazer tudo o que queremos e que nos convidam a fazer mas com nossa consciência cristã limpa. Podemos ir para um barzinho com os amigos, falar besteiras (mesmo a nível universitáio), sair a noite para dançar, mas temos que fazer tudo isso com a mente diferente que tem um cristão (palavras do Cris Buss).

Há vida no cristianismo. Há diversão. Há alegria.
Há vida no cristianismo e nós garantimos: ELA É MUITO BOA.

Terminamos a reunião cantando a música do vídeo do post, quero te dar a paz, o tradicional hino da juventude e a benção em conjunto. Depois o pessoal ficou conversando e brincando(até os pulsos ficarem vermelhos) antes de irmos embora.

Boas palavras

É muito comum encontrarmos pessoas que gostam de uma discussão. E uma discussão sadia, a troca de opiniões, confrontar idéias, tudo isso é muito bom e pode produzir um resultado positivo. Mas sempre há aqueles que exageram, e falam além do que deviam, chegam a ofender e magoar outras pessoas. No livro de Provérbios está escrito que “a resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva”. Todos gostamos de ser bem tratados. Será que temos tratado as pessoas que nos cercam de uma forma respeitosa? Ou temos derramado palavras duras o tempo todo, sem necessidade? Jesus, nos seus momentos finais na cruz, ainda encontrou forças para perdoar o malfeitor que estava crucificado ao seu lado e lhe dizer palavras de salvação. Que Cristo nos sirva de exemplo de amor e respeito ao próximo, para que as nossas palavras carreguem uma mensagem que brota de um coração arrependido e cheio da alegria da Salvação.


Leia em sua Bíblia: Provérbios 15.1-7

10/03/2007

DEIXA ESTAR


Nesse último sábado aconteceu a Olimpíada Cultural do distrito no Centro de Cultura de Sapiranga. Nós participamos na categoria DANÇA e concorremos com mais duas congregações; Da Paz e São Paulo.


A Paz ganhou com uma dança bem alegre e colorida e, apesar de eu reconhecer que tanto a gente quanto elas mereciam esse primeiro lugar, sinto que a forma de julgar não foi das melhores, contando o fato da diretoria não ter dito anteriormente que haveria apenas um juri popular e que no mínimo deveria haver um segundo lugar; afinal tinham três participantes mais do que suficiente para uma premiação de primeiro e segundo, não acham?


E como já escrevi no FLOG: a gente voltou de Sapiranga com a certeza que depois do SEMEIA o distrito nunca mais será o mesmo! Então, DEIXA ESTAR e vamos seguindo em frente porque a olimpíada é só um pedacinho pequenininho do todo que a gente faz acontecer.


Parabéns meninas da PAZ e a todos os outros que ganharam no teatro, esquete e música!

9/16/2007

Culto Criolo

Um pedacinho do nosso culto criolo em vídeo.

9/02/2007

A palavra de Deus cada vez mais perto

A nossa congregação, Cristo Salvador, tem mais um espaço de comunicação e divulgação da palavra de Deus. Criado no último dia 07 de agosto o BLOG http://celcs.blogspot.com já têm o nosso calendário de programações, endereço, datas e horários gerais dos cultos e até uma fotinho da igreja!

Parabéns, diretoria pela iniciativa!

8/19/2007

Olimpíadas Esportivas

Depois da grande atuação de nossas equipes ontem e hoje, o que nos restou é conferir as belas fotos da equipe Jucrisiana de reportagem.

Clica aí na foto que vai abrir o álbum...
JUCRISA - Olimpiadas Esportivas

a v i s o aos d a n ç a n t e s

A Muri me deixou encarregada de entregar a todos os bilhetinhos que ela fez com o nome de cada um avisando da próxima data de ensaio, mas eu fiquei doente nesse findi e não consegui entregar. Então peço desculpas e coloco ai em baixo o bilhetinho dela, ok?!

Convocação Ensaio: “CRER É NORMAL !”

Onde? Academia

Quando? 25/08/07(sábado)

Horas? 15:00hrs


beijócas

Olimpíadas esportivas



Aos que correram, aos que levaram gols, aos que fizeram gols, aos que gritaram, aos que torceram, aos que aprenderam um novo jogo, aos que vibraram, aos que ajudaram, aos que se machucaram, aos que estão quebrados...enfim, valeu à todos que passaram esse final-de-semana correndo atrás da bola e colocando jogas na caçapa!

8/10/2007

Pai (zões)

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças” (Deuteronômio 6:5). “Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.” “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (versos 6 e 7).

A história dos hebreus revela que o pai deve ser diligente em instruir a seus filhos nos caminhos e palavras do Senhor, para seu próprio desenvolvimento e bem estar espiritual. Os filhos devem ser criados na “disciplina e admoestação do Senhor”, a responsabilidade de um pai na casa. O Livro de Provérbios capítulo 22.6, diz: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer (quando crescer) não se desviará dele.” Educar indica a primeira instrução que um pai e mãe devem dar a um filho; ou seja, sua primeira educação. Efésios 6:4 é um resumo da instrução aos pais, colocado de forma negativa e positiva: “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”

Um pai não deve fomentar maus sentimentos em seus filhos sendo severo, injusto, parcial ou exercitando sua autoridade de forma irracional. Isto só servirá para que o filho alimente rancor em seu coração. Eduque-o, crie-o, desenvolva sua conduta em todos os aspectos da vida pela instrução e admoestação do Senhor. Não se deve permitir que a criança cresça sem cuidado ou controle. Todo este processo de educação deve ser em um nível espiritual e cristão (no verdadeiro significado desta palavra). É a “disciplina e admoestação do Senhor” a única forma efetiva de alcançar os objetivos da educação.

Provérbios 1:7 nos diz: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento.” O pai cristão é realmente o instrumento na mão de Deus na questão da paternidade. “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem (ou mulher) de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (II Timóteo 3:16-17).

Isto é o que diz a Bíblia sobre ser um bom pai. Os meios e métodos que os pais podem usar a fim de ensinar a verdade de Deus irão necessariamente variar. Mas estas verdades sempre deverão estar disponíveis para serem aplicadas em qualquer objetivo de vida, no viver e no estilo de vida. Assim como o pai é fiel em seu papel de modelo para os filhos, o que a criança aprende sobre Deus permanecerá através de toda a sua vida, não importando o que faça ou onde possa ir. Os filhos aprenderão a “amar a Deus de todo o coração, alma e força”, e terão o desejo de servir a Deus em tudo o que fizerem.



Para cada um dos nossos papais-da-jucrisa que nos deram essa educação,
nos mostraram o valor de Deus e que fizeram com que hoje, nós,
depois de crescidos, ainda andassemos por este mesmo caminho:
FELIZ DIA DOS PAIS!

Reativaaando...

Esse final de semana a Jucrisa volta a suas atividades em prol da viagem ao Congressão 2009 e esse fato me deu animo para reativar aqui.

Faremos um barzinho da Jucrisa no Colégio Luterano neste sábado e esperamos que todos estejam com muuuuuita fome pra gente conseguir bastante $$ ;)

Além disso, estamos ensaiando há um mês já a coreografia para as olimpiadas Culturais de setembro e só posso adiantar a vocês que valerá a pena ir nos assistir!

Nessas próximas semanas iremos ter as olimpiadas esportivas lá em SL também, no Sinodal da Paz e sobre esse assunto eu nem vou comentar hehehe só os meninos estão empolgados com os jogos...mas nós fofoilas iremos deixar nossas canelas roxas também, afinal participar é tudo, não é?

Beijócas, fiquem com Deus!

7/04/2007

Compatibilidade


“Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.” (1 Coríntios 12:12)

Tem sido difícil conseguir que os conselheiros matrimoniais que apóiam a necessidade absoluta de compatibilidade definam o que é compatibilidade. Eu gostaria muito de saber qual a aparência dela, mas quanto mais detalhes eu peço, tanto mais vago se torna esse absoluto. Por exemplo, será que compatibilidade significa que as pessoas precisam gostar das mesmas coisas para conseguirem se dar bem? Se isso fosse verdade, por que os sócios de um negócio, que têm exatamente a mesma paixão por ele, acabam se separando? Será que compatibilidade significa fazer as mesmas coisas? Se fosse verdade, por que é que as expedições se separam? Será que compatibilidade significa vestir o mesmo tipo de roupa? Então por que é que os soldados que usam uniformes idênticos brigam uns com os outros? Será que compatibilidade é ter a mesma filosofia de vida? Então por que há tantas brigas entre os líderes do partido comunista? Descobrimos que, quando o problema é compatibilidade, estamos na realidade correndo atrás de algo que não é um problema. Um casal não se separa por causa da incompatibilidade. Ao contrário, a incompatibilidade é a maior razão para haver unidade. Uma expedição é bem sucedida porque as pessoas realizam suas diferentes tarefas com excelência. Nos negócios, conseguir um sócio que faça com paixão aquilo que o outro odeia leva ao sucesso rápido e harmonioso. Uma família na qual o pai e a mãe repartem as responsabilidades cria filhos saudáveis. No casamento, a compatibilidade não é o problema. Quando se trata de relacionamentos, o problema é a carne.

“Por isso, vivam pelo Espírito e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.” (Gálatas 5:16).

No fim das contas, casamento não é uma questão de personalidade ou compatibilidade, mas uma questão de carne versus espírito. Quando a carne luta contra o espírito no casamento, as coisas desejadas não podem ser obtidas. E o que é que um casal cristão deseja? Sem exceção, todos querem paz, alegria, amor, paciência, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Nunca encontrei um casal que tivesse decidido arruinar seu casamento a partir do primeiro dia. Depois dos votos de casamento, nenhum marido ou mulher começou imediatamente a fazer listas de como poderiam esculhambar a vida do seu conjuge. Vejo muitos casais participando de cursos sobre casamento e nenhum deles gosta de estar lá. Mas é verdade que os casais fazem coisas que tornam seus casamentos infelizes.

O que estou querendo dizer é que eles nunca tiveram a intenção que o seu casamento chegasse no estado infeliz que se encontra hoje; isso não aconteceu por causa de um plano, mas pelo andar na carne. (Carne= o homem sob a influência controladora de qualquer coisa que não seja Cristo, isto é, egoísmo, raiva, outros hábitos, emoções enganadoras do passado, pecado, etc.). Um músculo se torna maior quanto mais exercício é feito. Quanto mais alguém exerce controle, tanto mais controlador se torna. A carne produz carne. Se um casal decide se relacionar através de brigas, inimizades, ira, disputas, dissensões e fações, tanto mais infeliz se tornará o casamento. Andar na carne cria exatamente o oposto daquilo que um casal cristão deseja, ou seja, cria mais carne. Eu costumo dizer que a finalidade do casamento é tornar você infeliz! É verdade, pois somos infelizes na proporção em que andamos na carne. Se quisermos sair da infelicidade, precisamos andar no Espírito. Amar do jeito que a mídia nos mostra é, freqüentemente, apenas amor pelo corpo; desejar ardentemente a aparência do outro. Com muito menos freqüência, o amor é retratado como amor de alma, ter pensamentos semelhantes um pelo outro, emoções parecidas e uma motivação comum. Contudo, o casamento cristão é amor verdadeiro que está centrado no Espírito, na unidade Nele. O casamento espiritual simplesmente não precisa ser perfeito em corpo ou alma; espírito produz espírito e todas as diferenças exteriores são inconseqüentes. Entretanto, visto que o espírito é a questão, é preciso avisar cada casal das tentativas do inimigo para tirá-los do Espírito. A situação mais volátil de um casamento acontece quando um dos dois está no Espírito e o outro na carne. Quando ambos estão na carne, o casal consegue coexistir; quando ambos estão no Espírito, é uma amostra do céu; mas quando um está no Espírito e o outro na carne é igual a um inferno. No entanto, esse inferno pode durar pouco, se abordado corretamente. Quando estamos na carne, a vida na carne faz perfeitamente sentido, de modo que reagiremos a qualquer um que tente nos tirar de lá. Portanto, a primeira reação, quando o cônjuge que está no Espírito se aproxima, é puxá-lo para a carne. Por quê? O espírito contrasta com a carne e aumenta a consciência da existência dela.

A carne humana não agüenta o contraste. Por exemplo, eu lembro que ia a festinhas quando estava entrando na adolescência. Era o único que não fumava. Ninguém ao meu redor sentia-se bem com isso. Eu não me importava que eles fumassem, pois minha razão para não fumar era que eu sofria de asma. No entanto, eles continuavam me pressionando para fumar. Aqueles que estão na carne detestam o contraste. Foi o contraste que levou Jesus à morte. Se tivesse agido como os outros líderes religiosos, prestado homenagens aos que estavam na carne e usado métodos mundanos para conseguir um reino, teriam deixado ele em paz.
Se o marido está na carne – um lugar desconfortável para um cristão – e consegue apertar botões suficientes para trazer a esposa para a carne, então a pressão para mudar desaparece. A carne dele agora é justificada pela carne da mulher. Não há amor maior do que dar a sua vida pelo outro. O cônjuge que está no Espírito precisa dar a sua vida pelo cônjuge carnal. Quando o marido é grosso, a mulher precisa atravessar a sala em direção a ele, reconhecer o estado em que ele está, e dar-lhe um beijo. Ao fazer isso, cria-se um contraste. O marido não vai reagir imediatamente no Espírito; pelo contrário, ele vai tentar com mais força fazer com que a esposa caia na carne. E mais uma vez ela precisa morrer, recusar-se a reagir, e dar outro abraço. Enquanto ela está fazendo isso, acontecem duas coisas. Primeiramente, ela sente uma liberdade incrível das circunstâncias externas. O controle do Espírito!!! A liberdade que se goza no Espírito. As palavras e comportamentos dos outros não controlam mais as palavras e comportamentos dela. Em segundo lugar, o marido precisa agora enfrentar a sua própria carnalidade. Ele vê na sua esposa o contraste divino, a carnalidade está no colo dele, ele precisa (como dizem os africanos) carregar seu próprio macaquinho: ele não consegue mais culpar ninguém a não ser a si mesmo. Ele precisa voltar à viver no Espírito. Paulo dizia:
“Em nós opera a morte, mas em vocês a vida”. Portanto, a verdade maior que inclui a verdade menor é: a vida no Espírito torna a compatibilidade perfeita.


Mike Wells retirado do link: http://www.vidasplenas.com.br/artigos.asp

7/02/2007

Conselhos sobre o casamento

" Vocês dizem que o homem faz bem em não casar. Mas eu digo: já que existe tanta imoralidade sexual, cada homem deve ter sua própria esposa, e cada mulher, o seu próprio marido. O homem deve cumprir o seu dever como marido, e a mulher também deve cumprir seu dever como esposa."

"Que os dois não se neguem um ao outro, a não ser que concordem em não ter relações por algum tempo a fim de se dedicar a oração. Mas depois devem voltar a ter relações, a fim de não cairem nas tentações do satanás por não poderem se dominar."

" Aos solteiros e às viúvas eu digo que seria melhor para eles que ficassem sem casar, como eu. Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, porque é melhor casar do que ficar queimando de desejo."

" ...Que a mulher não se separe do seu marido. Porém se ela se separar, que não case de novo ou então que faça as pazes com o marido. E que o homem não se divorcie da sua esposa."

"Pois Deus aceita o homem que não é cristão por ele estar unido com sua esposa cristã; e aceita a mulher que não é cristã por ela estar unida com seu marido cristão. Se não fosse assim, os filhos deles não pertenceriam a Deus. Mas, sendo assim, eles pertencem."

" Esposa cristã, como é que você pode ter a certeza de que não vai salvar o seu marido? E você, marido cristão, como é que você pode ter a certeza de que não vai salvar a sua esposa?"

" Cada um deve continuar vivendo de acordo com o dom que o Senhor lhe deu e na condição em que se encontrava quando Deus o chamou."
1 Corintios 7


Acima alguns versículos que lembro que o pastor conversou na última jucrisa e agora, já que o tema foi tão comentando e é de tanta importancia para nós, jovens, vou tentar resumir os pontos altos da nossa discussão sobre esse capítulo de Corintios.

Um casamento não se faz só com amor. No começo acho que o pessoal achou que o P. André tava louco e que tinha errado nas palavras quando disse essa frase, mas logo que ele começou a falar nos deixou mais aliviados e muuuuito pensativos. Ele explicou que só amor e paixão não bastam pra manter-se um casamento sólido e feliz. Precisa-se muito mais que isso. Precisa-se compreensão, aceitação e respeito. Compreensão para saber que aquela pessoa, que você está escolhendo para ficar o resto da sua vida, tem defeitos. E quantos defeitos. Ela ronca, ela briga, ela é estourada, ela enche o saco se você esquece alguma data, ela briga se você quer assistir aquele jogão, ela tá sempre irritada com alguma coisa, ela não gosta de sair, ela não gosta do mesmo tipo de música que você, ela é ranzinza, ela é desastrada, ela é encrenqueira, enfim, 'ela tem aquele geniozinhooo!'. E são, principalmente, nesses defeitos que você tem que pensar quando passa pela cabeça a idéia de um casamento. Todos sabemos que o nosso amorzinho é lindo, é querido, é um fofo! Mas o que pesa mais no dia-a-dia de um casal: A fofura da pessoa ou o ronco dela a noite? A paixão, o tesão e a euforia são sentimentos que se alteram. Horas estamos muito apaixonados, horas estamos mais calmos, mas respeito não muda constantemente. Ele é fixo e seguro. Cada um desses defeitos e qualidades tem seu nível de importância e nenhum é insignificativo, mas quando se pensa em assumir um compromisso diante de Deus a frase "Vou casar porque amo ele." é muito frágil diante dos problemas que um casamento tem de enfrentar e das diferenças que um casal tem que aprender a conviver.

Carina:
Eu acho que casar é fazer uma escolha, tomar uma decisão, fazer um contrato, o qual deve ser honrado. Ora, você não se casa porque quer um marido!!!!! Você se casa porque quer alguém para construir uma casa junto, para dividir despesa e juntar lucros, alguém para estimular seus sonhos e apoiá-los, alguém para escutar suas idéias e mágoas, alguém que cuide de você quando ficar doente e velho, alguém para ser seu sócio na compra do carro, do negócio, da casa na praia, etc. O amor, é claro que faz parte...é o início de tudo isso. Mas não a razão.

Recadinhos

Gente as fotos do retiro estão em:

http://picasaweb.google.com.br/caarol

e o flog

http://www.fotolog.com/jucrisa

tá atualizado.

Convite - Invitation

Estimados amigos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB)
A IELB estará celebrando um culto de louvor a Deus pelos seus 103 anos de fundação, neste dia 24 de junho de 2007, às 18h, na Congregação São Marcos de Alvorada, RS.
Queremos convidá-lo para acompanhar este culto, pessoalmente ou através do site www.saomarcos.br/ielb. A partir das 17h haverá transmissão ao vivo de vídeos, entrevistas e do próprio culto.
Esta transmissão é um patrocínio da Editora Concórdia e da Escola e Faculdade São Marcos.
Junte-se a nós neste momento de louvor e gratidão a Deus pelas bênçãos que ele tem concedido.
Pastor Rony Ricardo Marquardt
Secretário da IELB

__________________________________________________________________

Dear friends of Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB)
The IELB is having a special worship service to celebrate its 103rd anniversary on 24 June 2007, at 6:00PM, at Comunidade Evangélica Luterana São Marcos, in Alvorada, RS.
We would like to invite you to come to this service in person or to watch it on the Web at http://www.saomarcos.br/ielb. From 5:00PM on there will be the broadcasting of videos and interviews before the service.
This broadcast is an offering from Editora Concórdia, São Marcos Lutheran School and São Marcos Community College.
Join us in this moment of worship and gratitude to God for the blessings He has provided us with.
Pastor Rony Ricardo Marquardt
Secretary of the IELB

6/19/2007

Verdade em versos



Meu amado irmão,
como é doce a comunhão que eu tenho com você.

Foi Jesus quem nos uniu
e essa união é baseada no amor de Deus.

E eis a razão desse amor não ser explicado,
mas fundamentado em Cristo Jesus.

Caminhemos lado a lado
sabendo que não somos iguais,
mas eu posso entender você.

Caminhemos lado a lado
sabendo que não somos iguais,
mas eu posso lhe entender,
porque temos o mesmo pai.

6/11/2007

Como não ter dinheiro é bom!


Desde 2005. Éramos poucos e fomos crescendo. No começo os novatos com certo receio, o pessoal metade daqui, metade de lá, uns luteranos, outros católicos, tínhamos até uns meio espíritas. De um retiro (e um pouco mais) se formou o que hoje chamamos de Juventude Cristo Salvador; a nossa JUCRISA. Em Lomba Grande, se não me falha a memória, ainda estávamos nos conhecendo e de lá tudo vem vindo de vento em poupa.

Mas, sabem uma das razões de hoje estarmos ainda juntos e tão unidos? A nossa falta de grana. Deus nos fez jovens 'pelados' e fez muito bem. A galera da Jucrisa nunca tem dindin pra nada. Tem retiro? Vaquiiiiiiiinhaaaa! Querem Xis? Junta um 'pila' dali, 35 centavos de lá e algum mais bem arranjado banca os outros pra todos terem um Xis-de-cada-domingo. Se faz São João com doações, barzinho de cá, barzinho de lá, ajuda dos pais aqui, jovens se apertando dali, enfim...Tudo no final dá certo.

E nosso grande espetáculo
SEMEIA. Inesquecível, tenho certeza. Tanto que dele nos veio o primeiro lugar distrital nas olimpíadas culturais \o/ Lugar para os ensaios? Dentro da igreja, academia de balé cedeu espaço, AABB também...Uniformes? Em 365 suaaaaves prestações e até hoje tem gente pendurado com a tesoureira.

Projeto de ir no congressão 2007?
REALIZADO! Projeto de ir no Congressão 2009/DF? A caminho! E é por esse sonho que estamos nos apertando agora. Tirando criatividade, força de vontade, compreensão, solidariedade e principalmente união de tudo quanto é lugar para que tudo isso nos ajude a ter o dindin final pra bancarmos a viagem dos nossos jovens.

E isso tudo tem um valor enorme. Creio que posso falar por todos da Jucrisa quando digo que depois dessa nossa união nossos corações estão mais cheios, nossa vida tem mais valor, mais consistência. E isso porque Deus está conosco. Ele nos mostra o caminho, nos dá a fé e a força através de Sua palavra. Ele nos enche com boa vontade e paciência de irmos passo a passo, devagarzinho, conquistando mais e mais jovens.

Deus não nos deu dinheiro. Deus nos fez amigos. Desde 2005.

6/02/2007

CONVITE

Gente pra visualizar esse convite é só clicar nas imagens abaixo e ler bem direitinho tudinho que vai acontecer no dia 10 de junho, ok?!



Abraços da galera da Jucrisa

5/27/2007

Culto Jovem + Festa Junina


40 anos de Culto Cantate

Em 1967, o Prof. Hans-Gerhard Rottmann realizou o primeiro Culto Cantate na IELB. Continuando com esta tradição de nossa Igreja, em 2007 o Seminário Concórdia celebrará 40 anos de Culto Cantate no dia 3 de junho, às 18h, no auditório do Centro Educacional Concórdia de São Leopoldo, RS.
O liturgista deste culto será o Dr. Acir Raymann e o pregador o Dr. Leopoldo Heimann, cunhado do Prof. Hans. O Prof. Raul Blum é o organizador e maestro do culto.

4/30/2007

Datas importantes

15/05 - Aniversário do Pastor André

19/05 - Olimpíada Mirim (Jucrisa é responsável pelo bar)

20/05 - Almoço na Igreja (Jucrisa irá ajudar)

27/05 - Peregrinação dos Confirmandos

09/06 - Festa Junina Jucrisa

16/06 - Retiro Distrital

Exterminador Salva Jesus

http://www.youtube.com/watch?v=SwNYntC5XSE

Um videozinho engraçado pra gente rir um pouquinho!

Deus está próximo de nós

Deus não é um criador que abandonou a sua obra. Pelo contrário, ele é fiel. Ele zela pelas suas criaturas e tem muito amor por elas. Ele não fica distante. Ele não prometeu que somente nos daria a vida eterna e nos receberia só na hora de nossa morte. Não! Deus é presente. Ele está próximo de nós em todos os momentos e quer e pode nos ajudar. Não é possível prometer a você a solução de todos os seus problemas. O que podemos garantir é que Deus está com você. Ele sabe de tudo o que você precisa. Confie nele. Ele tem compaixão de você, e demonstrou isto através de Jesus. Ele entregou o seu Santo Filho para conceder a você gratuitamente o perdão dos seus pecados. Com isto ele lhe garantiu a vida eterna.
Oração: Obrigado, Senhor, por estares próximo. Ajuda-me Senhor. É difícil superar os problemas, mas contigo ao meu lado eu tenho forças para enfrentá-los e superá-los, se assim o quiseres. Em nome de Jesus, meu Salvador. Amém.

4/19/2007

Você tem fé em que?

"Sou wiccaniano, mas já fui evangélico, conheci a umbanda, visitei um templo budista, tenho amigos judeus, minha mãe é espírita e meu pai é muçulmano". Essa não é uma citação oficial, mas bem que poderia ser, afinal, hoje, no Brasil, além do catolicismo, há um amplo leque de opções para quem tem fé e quer colocá-la em prática junto a um grupo com o qual se identifique. Foi-se o tempo em que a população brasileira católica apostólica romana era quase unanimidade no País. "Se no passado havia entre 20 e 40 expressões religiosas, hoje, são centenas", revela o professor de Sociologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Alexandre Brasil, um dos responsáveis pelo estudo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) - Juventudes Brasileiras, realizado neste ano e que será lançado no próximo mês de novembro. Segundo ele, estima-se que, hoje, cerca de 40% dos jovens brasileiros sejam católicos, 30% evangélicos, cerca de 20% não tenham religião definida e, o restante se enquadre em outras crenças.
O crescimento da wicca, das diversas linhas do budismo, entre outras religiões com ascendência oriental ou pagã - embora tenham um percentual de seguidores ainda restrito - aponta um incremento da pluralidade religiosa do Brasil nos últimos 10 anos. Algo que é visto de forma positiva pelos especialistas. "A pluralização é sempre boa porque dá espaço para a diversidade. Dentro disso, haverá mais oportunidade para que as pessoas se relacionem com o sobrenatural", opina Brasil. A antropóloga, secretária adjunta nacional e presidente do conselho nacional da juventude, Regina Novaes, afirma que este movimento de pluralidade é positivo porque permite uma maior diversidade, o que incentiva a população não só a aceitar, mas também, a lidar com as diferenças. "Essa mudança proporciona o enriquecimento do ser humano a partir da diversidade", acredita.
Tal transformação foi impulsionada pela ação dos veículos de comunicação como a Internet, aliados a uma grande liberdade de escolha, decorrente de uma maior democratização da sociedade. Neste aspecto, principalmente os jovens entre 15 e 29 anos, que no passado "rezavam conforme a cartilha dos pais", passaram a escolher sua crença de acordo com suas próprias convicções. Nessa onda, embora os católicos ainda sejam maioria, a religião acabou perdendo muitos "votos".
Para o pesquisador, estas duas últimas categorias, são abrigadas por jovens que têm a marca da era moderna: questionar, questionar e questionar. "As pessoas se perguntam a todo momento: de onde vim? Por que vim? O que estou fazendo? E elas estão interessadas em encontrar coisas diferentes", explica. Fora isso, com o avanço da ciência, existem dogmas que ficam cada vez mais distantes da realidade e mais próximos de conceitos como o mistério e fé, o que desperta ainda mais a busca por respostas. "A idéia é ter experiências, isso também é uma marca da juventude, esta ânsia de buscar, experimentar e conhecer. No passado, isso tudo estava muito distante. Hoje, você entra no Google - o grande oráculo da era moderna - escreve a palavra 'religião' e vai aparecer um monte de opções", explica.
Regina defende que o grande traço desta geração é a questão de não reproduzir necessariamente a religião da família. Antes, grande parte dos jovens não concordava com a religião de seus pais, mas não tinha como dizer que eram de outra religião por falta de coragem de mudar. "Daí surgiu aquela história de católico praticante e não-praticante. Só uma minoria se considerava ateu ou agnóstico", lembra.
Mas, afinal, o que eles buscam?
Brasil explica que há duas razões para que o jovem participe dos movimentos religiosos: para preencher uma falta, e para se expressar. Os jovens vêem nos movimentos religiosos, um espaço onde podem ter voz ativa, dizer o que pensam e reivindicar aquilo que têm necessidade, além de trocar experiências com outros jovens. "Tanto na igreja católica, nas evangélicas ou nas outras religiões, a juventude é atuante. Para o jovem é muito importante sentir-se assim", diz. Segundo ele, nos movimentos religiosos é muito fácil encontrar um lugar em que o jovem é o protagonista e responsável pelas decisões. "Este estudo da Unesco motra que dentro das organizações religiosas boa parte das decisões se dão pelos próprios jovens", revela.
Jovens "sem religião"
"Cresceu expressivamente o número de jovens que dizem não ter nenhuma crença, mas não estamos falando só daqueles que não acreditam em nada, e, sim, do sincretismo religioso. Ou seja: daquele jovem que não tem só uma, mais várias religiões", afirma a antropóloga Regina, também autora do estudo - Os jovens "sem religião": ventos secularizantes, "espírito de época" e novos sincretismos.
Em sua opinião, hoje, o jovem tem um "cardápio" amplo de opções religiosas para se afiliar, por isso acaba fazendo uma síntese pessoal do que acredita. De manhã, ele pode fazer i-ching, à tarde, visitar um centro budista e, à noite, pode perfeitamente estar em uma reunião de jovens católicos. "Quer dizer, ele abre mão de ter uma vinculação institucional única e faz uma síntese pessoal da sua religiosidade e da sua forma de pensar as questões transcendentais. Isso é muito novo", explica a pesquisadora.
Em sua opinião, todas estas questões devem ser levadas em conta ao fazer uma avaliação sobre o envolvimento do jovem com a religião. "Se você pensar em termos de religião de família, certamente, em pleno século XXI, a participação do jovem diminuiu, mas se você levar em conta as escolhas pessoais, avaliando a questão do sincretismo religioso, pode-se, sim, dizer que aumentou", encerra.






Crescem religiões não-cristãs e o movimento dos "sem religião",
publicado em 10/11/2006, por Lilian Burgardt, encontrado no site: http://www.universia.com.br/html/materia/materia_bcecg.html

4/17/2007

E um VIVA pras coisas boas da vida!


A união faz a força • Parte II

Nada no mundo é perfeito. Todos têm seu jeito e sua idéias, juntar tudo isso não tarefa fácil. Podemos ser tachados de menininhos, de nos acharmos, de reclamarmos por tudo, de cobrarmos demais, de sermos intolerantes, de pegarmos pesado quando vemos que somos superiores, de avacalharmos no ping-pong... Porem estamos construindo uma historia juntos, a historia da JUCRISA, algo que muitas vezes coloca em prova o amor que cada jucrisiano tem por essa juventude. Tomo a liberdade de falar em amor, pois se isso não fosse amor ninguém dedicaria um findi, seu suor, lagrimas, gritos e seu trabalho em prol desse ideal. Vamos tomar o exemplo da foto acima, onde todos somos iguais, abraçarmos os ideais da JUCRISA para alcançarmos nosso objetivos!!!!

Boa semana, e viva o Tetra-1º das menina e o Tetra-2º dos meninos!


Renan President Jung

4/13/2007

A união faz a força

Unidos Em Cristo • Sonete

Uma andorinha não faz verão

Uma só pessoa não é multidão
Uma estrela só pode até tentar
Mas não clareia o céu.
Uma gota só não é chuva, não
Um soldado só não é batalhão
Uma flor sozinha tem seu valor
Mas não é jardim.
Pois a força está na união
Na soma do melhor de cada um
O segredo está na união
Nos tornamos fortes quando damos as mãos
No serviço do Senhor
Na esperança, no fervor
Maravilhas surgirão entre nós
Unidos pelo amor.
Uma voz sozinha não é coral
O amor sozinho não é total
Uma nota só pode até soar
Mas não é canção.
Um atleta só não é time, não
Uma corda só não é violão
Nem dá pra fazer o arco-íris
Só pintando o azul.
Pois a força está na união
Na soma do melhor de cada um
O segredo está na união
Nos tornamos fortes quando damos as mãos
No serviço do Senhor
Na esperança, no fervor
Maravilhas surgirão entre nós
Unidos pelo amor.
Chega de viver tão só
Chega de viver pra si
É hora de fazer amigos
De falar de Cristo e de seu amor
Pois a força está, a força está na união
Na soma do melhor de cada um
O segredo está na união
Nos tornamos fortes quando damos as mãos
Na esperança
No fervor
Entre nós
Nos guiar
Pois a força está na união.

[FOTO] Meninos do time de vollei da JUCRISA na Olimpíada Esportiva 2006

4/02/2007

Integração Esportiva Jucrisa


As juventudes Rei Jesus e São Lucas, de Novo Hamburgo, estiveram em Estância Velha, neste último domingo, participando da Integração Esportiva que nós organizamos.


As uniões jogaram volei, futebol e ping-pong, e entre tantos pontos e gols deu tempo de rever os amigos, fazer novas amizades e reforçar a nossa fé com um culto especial.


Deus nos abençoou com um dia maravilhoso de sol e no fim do dia, hora do culto, nos refrescou com uma chuvinha.


Agradecemos a todos que vieram e principalmente aos que ajudaram no barzinho, a varrer as quadras, carregar cadeiras, enfim, um muito obrigado aos colaboradores em geral!


E não podemos esquecer de agradecer e parabenizar a banda Christall que nos alegrou tocando e cantando músicas: MUITO OBRIGADO!


As fotos serão colocadas no nosso fotolog podem olhar a vontade ;)


Abraços!

2/12/2007

Álbum fotográfico

Jucrisa no congressão 2007/Joinville-SC

LIDERANÇA

Bibliografia consultada: “Liderança” - Warren Benis, Treinamento Empresarial


A questão que nos desafia na igreja – Uniões Juvenis - não é ter líder, mas como melhorar a efetivação de líderes e fazê-los assumir as funções.
Seria preciso modificar a organização, a estrutura da comunidade para desenvolver lideranças transformadoras? Somos nós conservadores medrosos? Será que confundimos doutrinas, tradições e organização didática e não mudamos nada? Como você vê a liderança em sua Igreja ou UJ?
As carências hoje estão muito mais na habilidade de viver. Como viver bem? Na tentativa de viver bem as pessoas mudam de emprego, casa, carro, cidade, parceiros, namorada(o). Compram coisas novas e tantas outras coisas. Buscam-se soluções fora de si mesmas gastando forças e energias vendo a vida passar. Conseguem dinheiro, status, aplausos, admiração, mas o vazio cresce com a história da própria pessoa.


UMA VISÃO HISTÓRICA

Na História os líderes podem se classificar em três grupos:
a) Controladores – em lugar de serem organizadores;
b) Repressores – em lugar de serem administradores das expressões;
c) Seguidores parados – em lugar de evoluirem.
O poder do líder é básico para uma atividade iniciar e sustentar uma atividade. Ele transforma uma intenção em realidade e sustenta-a. O bom líder usa o poder com sabedoria para agir numa liderança transformadora.

Texto Bíblico: José foi uma líder transformador. Transformou as relações de escravos na casa de Potifar e conquistou a confiança do seu senhor. Na cadeia tornou-se o responsável por tudo pela forma como agiu e modificou aquele ambiente deprimente, desumano trazendo alegria, fé e humanismo para os presos e carrascos. Moisés, transformou a vida de todo o território egípcio e do povo de Israel. Josué, liderou a tomada da terra da Palestina. Os juizes foram líderes de Deus que reverteram situações de subjugo do povo de Israel. Davi – grande líder político e conquistador, realizou grandes obras. Salomão, enriqueceu o povo de Israel. Os profetas em geram foram líderes que exigiam transformação de vida do povo de Israel, basta ler Jeremias, Jonas e todos os profetas menores.
Se entramos no Novo Testamento, vamos encontrar a liderança de João Batista que ousou uma prática didática – pregar no deserto – para causar maior impacto na mudança que devia acontecer no povo; ele adaptou a pregação à forma de sua época; ele soube interpretar todo o contexto da sociedade que vivia – aqui está uma das grandes habilidades dos líderes.
Jesus Cristo – liderou pela transformação do mundo, tanto é que o mundo se dividiu em Antes de Cristo (A.C.) e Depois de Cristo (d.C.). Podíamos passar todo o tempo aqui só falando da liderança de Jesus Cristo. As características boas de um líder que vão aparecer no desenrolar deste trabalho podem ser aplicadas todas a Jesus Cristo. Ele liderou e outorgou liderança aos seus apóstolos e a nós que hoje somos os líderes de sua igreja na terra.
Os APÓSTOLOS e tantos outros mestres da igreja cristã foram líderes transformadores e, por isso, muitos deles foram martirizados.
= Ter visão é a mercadoria dos líderes, e o poder é a sua moeda.


MITOS

1) Liderança é uma habilidade rara – Todos têm habilidade para correr, pintar, etc. Às vezes o pessoa é um líder na empresa e tem um papel comum na igreja. As oportunidades de liderança são abundantes e estão ao alcance da maioria das pessoas.
2) Os líderes são natos e não feitos. A história tenta mostrar que grandes líderes já nasceram predestinados. Isto não é verdade, é mentira. Capacidades e competências são aprendidas e todos somos educáveis, se quisermos. O aprendizado é mais importante do que a carga genética de um líder.
- Aprender: é sempre difícil, não existem fórmulas, é cheio de tentativas e erros, vitórias e derrotas. É como aprender a ser pai/mãe. É assumir e agir.
3) Líderes são carismáticos. Apenas alguns. A maioria não é. Parece ser uma “inspiração divina”. O carisma é resultado de liderança efetiva e não o contrário. Quem se sai bem recebe respeito.
4) A liderança existe somente na cúpula de uma organização (igreja/empresa). Quando maior a organização maior número de papéis de liderança deverá existir. Uma paróquia grande precisa de maior número de líderes atuando.
5) O líder controla, dirige, impulsiona, manipula. Mito nocivo. Liderar é conceder poder aos outros. O líder traduz intenção em realidade e agrega as energias por uma meta atraente, ele inspira e não ordena, cria expectativas realizáveis, desafiadoras, recompensa o progresso, capacita as pessoas para suas iniciativas e experiências.


O LÍDER


Não existe líderes e não líderes. Não se pode distinguir a diferença entre eles, nem sua maior ou menor importância. A distinção só pode ser feita entre
= Líderes efetivos = Líderes não efetivos.
Esta situação se aplica à liderança na igreja ou União Juvenil. Ela é uma organização efetiva ou não efetiva. Uma União Juvenil ou Paróquia não pode ter êxito se não houver uma liderança efetiva. Deve adaptar-se às condições que se modificam. Possuir visão para transformar a realidade existente.
Hoje existem muitos líderes que vivem em estado de choque com a situação presente e nada fazem para mudá-la. Existem muitos líderes que vivem no desânimo diante de um mundo dominado por assassinatos, guerras, crimes empresariais e governamentais; o que gera uma ansiedade e falta de lealdade.


O LÍDER CRISTÃO

I. Liderança de si mesmo:
1.1. Corpo – sabe administrar sua saúde física com o alimento, bebida, vícios, asseio, forma de vestir-se.
1.2. Moral – respeito aos pais, ao próximo, ter valores, família, sexualidade irrepreensível, jogos, educação, honestidade, sinceridade, vida social, nervos controlados...
1.3. Mental – raciocínio lógico e coerente, estudioso de coisas boas, das doutrinas, senso crítico aos dominadores: políticos, financeiros, religiosos, filosofias consumistas, meios de comunicação, orienta-se pelos mandamentos.
1.4. Espiritual – sabe e tem amor à palavra de Deus, os dez mandamentos – a base moral, doutrinas de fé cristã, membro ativo de uma Congregação, pratica a oração, ama sua igreja, confessa sua fé...
Obs.: A confusão das religiões atuais, o grande número de denominações, o misticismo, sincretismo e superstições forçam que nós tomemos atitudes de auto definição religiosa. Precisamos firmar nossa posição e fé religiosa.
Texto Bíblico: A história de Moisés: Manso (Nm 12.3; Sl 25.9; 37.11; Mt 5.5; 11.29; 1Pe 3.4).

II. Liderança dos outros:
2.1. Grupos – família, igreja, escola, União Juvenil, empresa, sociedade geral. Ser compreensivo, bondoso, sábio, amoroso, bom conselheiro, respeitoso, empático, considera o outro superior a si mesmo.

III. O líder falha:
As falhas acontecem em momentos inesperados e possui conseqüências desastrosas. Suas causas são:
a) falta de treinamento
b) falta de informação, argumentação
c) falta de comunicação.
d) confia em experiência passada e no seu próprio bom senso. Não estuda para adquirir conhecimento de liderança. Só o verdadeiro conhecimento garantirá o sucesso.
e) Não prepara a reunião – deixa para lembrar tudo na hora
Normalmente minimizam o treinamento, descuidam a qualidade da informação e não dão clareza à comunicação interna.
O sucesso de uma atividade depende da qualidade das informações que damos. Documentar as comunicações.
O líder deve sempre desenvolver suas próprias habilidades e sua própria disciplina.

IV. O líder e a sabedoria emocional:
O líder deve saber algumas regras básicas de como as pessoas se relacionam uma com as outras. Deve desenvolver habilidade especiais:
a) Capacidade de aceitar as pessoas como elas são e não como gostaria que fossem.
b) Abordar problemas com simpatia e compreensão do outro.
c) Tratar os de perto sempre com atenção. Temos a tendência de darmos atenção superficial aos mais humildes.
d) Confiar nos outros, mesmo em situação de risco.
e) Saber agir sem a aprovação e o reconhecimento constante dos outros.
O líder possui grande flexibilidade.

V. A Liderança e seu contexto:
As pessoas vivem hoje um sentimento de grande insegurança ante a religião ou igreja. O líder tem a função de agir para mudar esse quadro. Um líder deve ter:
a) Comprometimento: uma, em cada 4 pessoas, usa todo o seu potencial para trabalhar. Os outros três não são esforçados.
b) Complexidade: Uma coisa sempre leva a outra. Os atos desencadeiam outros atos. Ter a visão de como as coisas estão interligadas na igreja. A União Juvenil não é um mundo à parte, mas uma parte do mundo.

VI. O Líder e a comunicação no grupo:
6.1. Localização – a forma como o espaço é organizado para a reunião indica o tipo de relação que a pessoa deseja ter com seu interlocutor. A linguagem será modulada de acordo com a disposição do espaço. Ele indica o sentido das relações entre os indivíduos.
6.2. Gestos – precedem ou acompanham o discurso (postura, movimentos da cabeça, mãos, braços e ombros). Mais ou menos acentuados conforme a cultura do meio social.
- Os movimentos, respiração, equilíbrio corporal indicam a tensão ou relaxamento emocional e afetivo.
- Emoções: raiva e ódio contraem; alegria e afeição dilatam os músculos e relaxam.
- Imitamos gestos de pessoas que consideramos simpáticas e zombamos e ironizamos os gestos de antipáticos.
- Poucos gestos num grupo - indicam grande interesse e concentração;
- Muitos gestos num grupo – indicam pouco interesse e desconcentração.
6.3. Mímicas – São sentimentos primários: alegria, raiva, irritação, surpresa, nojo, dor, interesse, especialmente ligada aos músculos faciais. As mímicas são universais:
- Rosto – informa nossas vidas, história de nossa vida;
- Ansioso – palidez, rubor, tremor, voz embargada, transpiração;
- Mímicas - com rosto expressivo ou fechado;
- Histérico – rosto móvel;
- Depressivo – impassível.
6.4. Olhar – Determinantes na comunicação.
- A expressão do olhar é difícil de controlar e dominar, é variada;
- Expressam intenções ocultas;
- Indica claramente a quem é dirigida a comunicação;
- Freqüente – indica confiança e intimidade;
- Olhar para quem se fala;
- O olhar – facilita ou dificulta a comunicação.
6.5. Voz – o timbre da voz é próprio de cada um, mas posso educá-la.
- Características emocionais e afetivas: timbres gritantes, monótonos, claros quentes, metálicos;
- Ritmo – fluente, intenso – mostra as emoções.
- Voz – segura, ansiosa, enérgica, surda, suspiros, silêncios;
- Conotação particular – modifica o conteúdo de uma mensagem; subentendido ou ironia;
- História: O pastor e o mentiroso – vender a verdade como mentira ou a mentira como verdade;
- Modular fluência , tom e intensidade – visa persuadir para suas idéias;
- Voz – deve ser educada para ser mais simpática

Bíblia: Jesus falava como quem tinha autoridade (Mt 7.29; Lc 4.32)
- Voz: Jo 10.3.16,27; 11.1ss – Lázaro ouve a voz de Jesus...
- Olhar: Jesus olha Judas quando é preso no jardim, Pedro (Mt 5.28; Jo 13.22) os discípulos se olham quando o traidor é indicado.

VII. Tipos de Líderes:
7.1. Autocráticos – autoritários, concentra poder, ditador, ameaçador, exigente e castigador;
7.2. Paternalista – superprotetor, faz sozinho, acha-se o único capaz, gera insegurança e dependência do grupo;
7.3. Laissez Faire – sem iniciativa, não dirige e nem coordena; deixa estar para ver como é que fica;
7.4. Democrático – valoriza idéias e a cooperação, coordena, anima, delega poder, dá liberdade e propicia integração.

VIII. Algumas colocações importantes:
Estamos num momento da história em que se faz necessário uma visão estratégica global de liderança, não apenas da parte de uns poucos líderes em altos postos, mas de grandes números de líderes em cada cargo.
O jovem cristão não pode mais liderar só para a UJ, mas deve liderar numa visão global de sua congregação ou Paróquia. Hoje, muitas vezes, duas Uniões Juvenis de uma mesma Paróquia são adversárias e disputam entre si, em vez de somar para crescerem com o todo.
Todos os grupos devem vencer barreiras e intrigas na Comunidade.
Todos os grupos devem vencer paradigmas – mudar as formas de relacionamento. (A história do boy e os porcos numa curva).
“Estes são tempos difíceis em que um gênio gostaria de viver. As grandes necessidades fazem surgir grandes líderes”. (Abigail Adams – carta a Thomas Jefferson, 1790)
Líder – “é aquele que lança as pessoas à ação, que converte seguidores em líderes, e que pode converter líderes em agentes de mudança.” Atua numa liderança transformadora. (Warren Benis)
O líder dá poder aos outros para traduzir intenções em realidade e sustentá-los. O poder deve se efetivar na troca. O líder atrai, não impulsiona.
“Administradores são pessoas que fazem as coisas de forma certa e líderes são aqueles que fazem a coisa certa”. (Warren Benis)
O mau líder considera um desafio um problema. O bom líder transforma um problema num desafio.
Timidez - no início as pessoas são tímidas, mas vão se libertando e assumindo lideranças.
Panelinhas - são subgrupos – desmanchar cheira a autoritarismo e agressão, não é construtivo. Os subgrupos podem ser positivos para o grande grupo. São fonte de energia: Música, jornal, comissões... Todos devem ser valorizados.
Motivação - é o “nível médio de satisfação de um grupo de pessoas. É o estado de saúde mental do grupo.”
“O ser humano só cresce quando recebe um desafio superior à sua capacidade atual”.
“Um líder deve oferecer suporte ao trabalho de sua equipe e cobertura aos seus pontos fracos” (treinar grupos ou buscar o mútuo desenvolvimento).


DINÂMICAS

01. COMPRA E VENDA
Material: Papel e caneta, música de fundo.
O grupo circula no ambiente e cada um compra do outro aquelas qualidades que observa que ele possui de valioso. Exemplo: me vende o seu dom de cantar ou tocar, a persistência, humildade, etc. Cada qual deve anotar na folha o que comprou, de quem comprou, e o que vendeu.
Aplicação: Destacar o que vendi e me chamou a atenção porque imaginava não possui.

02. RESISTÊNCIAS DO GRUPO:
O grupo forma um círculo, cruza os braços e dão-se as mãos. Uma ou duas pessoas ficam fora e tentam entrar. Não avisar se é para deixar entrar ou não, o grupo vai reagir por si só. Provavelmente o grupo vai impedir a entrada do que está fora; ele resiste deixar entrar. Reação de resistência do grupo. Usa-se o elemento mais fraco e força-se sobre ele.
Uma Segunda alternativa pode ser colocar uma duas pessoas dentro do grupo para tentarem sair da roda. O grupo também resistirá, mesmo que seja deixado livre.
Aplicação negativa: Todo grupo reage contra a entrada de pessoas que estão fora num primeiro momento. As pessoas de fora precisam de persistência para persistirem querendo entrar. Analisar a forma como a pessoa tentou entrar: pela força, por cima, por baixo, tenta quebrar o grupo – tudo são ameaças ao grupo. Ninguém avisou que era para o grupo não deixar entrar. O grupo poderia ter soltado as mãos para o colega entrar. O colega também não foi avisado que deveria usar da força para entrar no grupo. Ele poderia ter dialogado e tentado pela conversa, fazer propostas de ser um bom elemento no grupo. Normalmente se estamos de fora sabemos que o grupo sempre reage e rejeita, por isso usamos logo a técnica da força, bronca, acusação e outros tipos de pressão.
Aplicação positiva: Quando a pessoa está dentro do círculo e o grupo não a deixa sair, esta deveria ser a nossa atitude de União Juvenil: Fazer de tudo para ninguém sair do grupo. Às vezes colaboramos para que isto aconteça.

03. O NAUFRÁGIO – TITANIC
Material: 3 ou 4 tipos de balas diferentes; música do Titanic e narrar o naufrágio e a salvação.
Só se salva quem tiver 3 ou 4 balas iguais.
Tempo: 01 minuto ( O navio afundará em um minuto), Se o grupo for pequeno dar menos tempo.
Aplicação: Como se sentiu? Deixar cada um expressar o sentimento. Como fez para se salvar? Quem procurou salvar o outro, mesmo que perdesse sua própria vida? Mostra nossa consciência de amor próprio e amor ao próximo. Analisar as atitudes e sentimentos do grupo. Aplicar à vida espiritual e ação de amor a Deus e ao próximo.

04. PEDRAS/ BRITAS
Material: Pedras pequenas ou britas, uma por pessoa. Colocá-las no centro do grupo e deixar cada um escolher a sua.
Fazer um círculo. Segurar a pedra com a mão esquerda, deixando as duas mãos estendidas em forma de receber algo. A tarefa é passar a pedra para o colega do lado direito ao mesmo tempo que recebe daquele que está à esquerda. Recebe-se com a esquerda e passa-se com a direita. Todos devem contar em voz alta: um... dois... três...
Um... pegar a pedra da mão esquerda usando a mão direita;
Dois... erguer a pedra até a altura da cabeça;
Três... colocar a pedra na mão esquerda do colega ao lado direito e receber do colega à esquerda.
Vai retirando alguns da roda mas os demais não podem mudar de lugar ou diminuir o tamanho do círculo.
Aplicação: Início – ansiedade e medo de não saber fazer a tarefa e cometer erro. Comete-se alguns erros. Em seguida entra no ritmo e fica fácil.
Saída de alguns: A dificuldade de executar a tarefa como grupo menor. A saída da maioria torna a tarefa impossível de execução.
A importância da participação de todos no grupo. O objetivo de nossa tarefa: O reino de Deus. Todos juntos a obra é executada. Maior força, integração e maior resultado.

05. OLHOS VENDADOS
Material: Vendas para os olhos.
Vendar os olhos e deixar um colega guiar o outro por alguns minutos, depois inverter a dupla.
Aplicação: Somos cegos espiritualmente. Precisamos deixar Deus nos guiar. Pelo nosso próprio raciocínio parece muito fácil porque somos presunçosos e enxergamos muito pouco nossas limitações e tropeços. Deixar Deus nos guiar faz-nos viver momentos de ansiedade, contrariedade, insegurança...

06. BALÃO
Material: Balões, papel, caneta.
Escreve-se palavras de fé ou mensagem no papel e coloca-se dentro do balão, enche-o e todos jogam para o alto. Cada qual pega um balão, estoura e lê a mensagem como se fora para si.

07. FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO
Material: Folha, caneta.
Pensar num colega ali presente e escrever uma tarefa para ele realizar. Recolher todas as tarefas. Avisar que o “feitiço virou contra o feiticeiro”. Cada qual vai fazer a tarefa que desejou que o outro fizesse.
Aplicação: Evitar a esperteza e maldade quando solicitar tarefas aos colegas do grupo.

08. COMANDO POR TOQUES
Ficar em fila indiana e o último dá os toques de comando:
a) Toques no ombro direito – caminhar virando à direita;
b) toques no ombros esquerda - caminha à esquerda;
c) toques no meio das costas – caminhar para frente.
Aplicação: Tomar decisões e observar o rumo que o grupo está tomando. O grupo só mudará o rumo mediante o comando. Prevê o rumo do grupo. Quem está na frente não pode mudar o rumo por conta própria.

09. MENSAGENS BOAS
Material: Folha de papel e caneta.
Escrever uma mensagem pensando e dirigindo-a ao melhor amigo que tenho. Depois que todos terminarem, recolher e devolver aleatoriamente de forma que ninguém receba a sua própria.
Não pode colocar o nome do amigo e nem o seu próprio na mensagem.
Cada um lerá a mensagem que recebeu. Tentará adivinhar quem escreveu. Ao final colocará no cabeçalho da mensagem o seu próprio nome e, no final da mensagem o nome de quem escreveu.
Aplicação: Quem escreveu – talvez nunca tenha pensado em escrever uma mensagem assim ao colega que a recebeu. Quem recebeu, nunca imaginou receber uma mensagem daquele amigo. Ter o cuidado de valorizar e passar mensagens boas para todos os amigos de um grupo. Como é bom receber mensagens agradáveis das pessoas que gostamos. Ou enviar para quem gostamos.


HISTORINHAS INTERESSANTES

01. O porco e a ovelha – o porco limpo voltar para a lama, a ovelha não. O cristão é como a ovelha, purificado por Cristo, não volta para a lama do pecado

02. O Jovem Cristão – tentado, seduzido e colocado ao ridículo por uma moça vulgar ante um grupo de moças amigas por ser cristão e não aceitar namoro e sexo, ele reponde que não é frouxo, mas que teve princípios e personalidade para dizer “Não” a uma prostituta.

03. O Jovem cristão no exército – A mãe lhe dá uma Bíblia e pergunta, no seu retorno, se fora difícil ser cristão no Exército. O filho respondeu: “não”. Como não? Perguntou a mãe. O filho respondeu: Ninguém sabia que eu era cristão.